Empréstimo / Devolução / Renovação


Consulta ao acervo

Qualquer pessoa pode consultar o acervo bibliográfico em http://bvsms.saude.gov.br, a consulta também pode ser mediada pelas bibliotecárias no balcão de atendimento, para isso é preciso informar o assunto ou título das obras.

Empréstimo

O empréstimo de obras bibliográficas em formato físico é restrito aos colaboradores do Ministério da Saúde cadastrados na biblioteca.

Podem ser emprestados livros e folhetos da coleção Acervo Geral, por 15 dias consecutivos, com limite de até 3 títulos.

Periódicos e materiais especiais não podem ser emprestados, estando disponíveis apenas para consulta local.

Renovação

É feita desde que o título não esteja reservado ou em atraso. Pode ser solicitada por telefone, pessoalmente ou pelo e-mail bibreferencia@saude.gov.br.

Reserva

Pode ser feita presencialmente, por telefone ou e-mail bibreferencia@saude.gov.br.

O material pode ficar reservado por até 1 dia útil.

Devolução

Toda pessoa pode fazer a devolução de obra emprestada e o material deve ser entregue à equipe de atendimento da Biblioteca.

Penalidade

A Biblioteca aplica a penalidade de um dia de suspensão por dia de atraso na devolução. Em caso de perda, extravio ou dano o usuário deverá repor obra igual ou equivalente, indicada pela bibliotecária responsável. É considerada perdida ou extraviada a obra que não for devolvida após 30 dias da data de devolução.

Empréstimo entre Bibliotecas

A Biblioteca do Ministério da Saúde participa de redes de empréstimo entre bibliotecas, possibilitando o acesso a materiais impressos não disponíveis no acervo. O usuário cadastrado deve solicitar à equipe de atendimento o título de seu interesse para que seja verificada a disponibilidade junto à biblioteca cooperante.

Bibliotecas conveniadas:

As bibliotecas podem solicitar convênio para empréstimo entre bibliotecas no e-mail: bibreferencia@saude.gov.br

Acessibilidade

A Biblioteca do Ministério da Saúde com a finalidade de garantir o acesso equitativo aos usuários com deficiência visual às suas dependências e buscando atender as normas e critérios para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência elaborou o Plano de Modernização da Biblioteca do Ministério da Saúde.

Recursos disponíveis:

A biblioteca disponibiliza a impressão de qualquer obra do Ministério da Saúde em braille mediante pedido. O material impresso em braille pode ser retirado na biblioteca ou enviado pelo cegograma.

As obras disponíveis na BVS também são legíveis por DOSVOX e sistemas similares. Em caso de obra não legível, enviar comunicação à Biblioteca no e-mail bibreferencia@saude.gov.br

Emissão de Nada Consta

A Biblioteca expede a declaração de Nada Consta aos servidores do Ministério da Saúde para fins de desligamento da instituição por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Para a emissão do documento é consultado o registro do servidor no sistema de gerenciamento da Biblioteca para verificar se existem documentos impressos não devolvidos, caso não haja pendências a declaração é emitida e encaminhada conforme solicitado no SEI.

Memória Institucional

A Biblioteca é um dos organismos de preservação da memória institucional do Ministério da Saúde e vinculadas, atuando por meio da guarda da produção técnico-científica. O depósito legal visa fixar, preservar, resgatar, organizar, assegurar, manter a imagem corporativa,  disponibilizar a história da instituição, seus objetivos e suas memórias, contribuindo para a perpetuação da organização

Normativas:

Funciona assim: sempre que uma área técnica do Ministério ou das instituições a ele vinculadas produz uma publicação, seja livro, revista, vídeo, cartaz, folder, DVD ou materiais diversos, pelo menos dois exemplares  impressos têm que ser entregues à biblioteca. Um vai para o Acervo Geral e o outro para a Memória Técnica.

Os exemplares são registrados no sistema de gestão de acervo da biblioteca e os do acervo geral podem ser emprestados para os usuários enquanto os da memória técnica são de uso restrito. Podem ser solicitadas cópias da memória técnica nos limites da legislação de direitos autorais.

Para informar a publicação de material, enviar exemplares digitais ou impressos e solicitar o acesso a obras do acervo geral ou da memória técnica os usuários podem se dirigir presencialmente à biblioteca ou enviar e-mail para bibreferencia@saude.gov.br ou ligar no (61) 3315-2410

Horário de Funcionamento

Das 8h às 18h.

Endereço : Ministério da Saúde – Esplanada dos Ministérios, Bloco G. CEP: 70058-900 – Brasília/DF.

Telefones: +55(61) 3315-2410