ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; ENSINO
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SILVA, Maria Josefina; SOUSA, Eliane Miranda de; FREITAS, Cibelly Lima. Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n. 2, p. 315-321, mar./abr. 2011. Disponível em Scielo
Este trabalho objetivou analisar Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos três Cursos de Enfermagem mais antigos do Ceará, demonstrando como as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem se expressam neles, e as transformações ocorridas na Enfermagem como profissão no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, na qual se observou a influência das Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem na formação de profissionais para atuar na Atenção Básica. Do estudo concluiu-se que os PPP analisados se preocupam com a formação voltada às Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem, mas que duas das Universidades em questão possuem um currículo mais voltado aos princípios da Atenção Básica e apenas uma delas traz a proposta da integralidade curricular, aspecto que contribui para discussões na área da educação ao considerar a formação do profissional para o Sistema Único de Saúde.
RECURSOS HUMANOS DE ENFERMAGEM; ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NO HOSPITAL
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COSTA, Janaína Anchieta; FUGULIN, Fernanda Maria Togeiro. Atividades de enfermagem em centro de material e esterilização: contribuição para o dimensionamento de pessoal. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 249-256, 2011. Disponível em Scielo
OBJETIVOS: Identificar e validar as atividades realizadas pela equipe de enfermagem em Centros de Material e Esterilização, como subsídio para definição da carga de trabalho da unidade. MÉTODOS: A identificação das atividades ocorreu, mediante consulta às indicações formuladas pelos órgãos oficiais, bem como levantamento bibliográfico sobre o assunto. Na validação das atividades identificadas, foi utilizado o método da Validade de Conteúdo, aplicando-se a Técnica Delphi. RESULTADOS: Participaram como juízas 11 enfermeiras que atuavam em Centros de Material e Esterilização. Os comentários e sugestões realizados na primeira fase da Técnica Delphi, determinaram alterações no conteúdo do quadro de atividades, que foram submetidas à nova avaliação do grupo, resultando na validação de seis áreas de trabalho, 25 subprocessos, 110 atividades e 25 atividades específicas da enfermeira. CONCLUSÃO: Com esta pesquisa evidenciam-se perspectivas para a realização de novas investigações que contribuam para a determinação de parâmetros que subsidiem o processo de dimensionar pessoal de enfermagem nestas unidades.