“Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global” : 12/5 – Dia Internacional da Enfermagem


 

O Conselho Internacional da Enfermagem (ICN, na sigla em inglês) definiu como temas do dia internacional da categoria em 2022 o investimento e o respeito para garantir os sistemas de saúde do planeta.

O ICN também lançou um compilado de estudos de caso para mostrar o alcance do trabalho e a inovação que a categoria realiza todos os dias, no contexto da pandemia e no de outros males.

Do nascimento à morte, de doenças não comunicáveis a infecciosas, condições mentais e males crônicos, em hospitais, comunidades terapêuticas e casas de repouso, a Enfermagem proporciona cuidado holístico acessível, dentro da realidade econômica e com foco no paciente, a todos.

A Enfermagem é uma profissão de saúde reconhecida desde a segunda metade do século XIX, quando Florence Nightingale acrescenta atributos a um campo de atividades de cuidado à saúde desenvolvidas, milenarmente, por indivíduos ou grupos com diferentes qualificações e em diferentes cenários.

Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, é considerada fundadora da enfermagem moderna. Ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos.

Com Florence, o cuidado ganha especificidade no conjunto da divisão do trabalho social, é reconhecido como um campo de atividades especializadas e necessárias/úteis para a sociedade e que, para o seu exercício, requer uma formação especial e a produção de conhecimentos que fundamentem o agir profissional.

No Brasil, Ana Justina Ferreira Neri (Bahia, 13 de dezembro de 1814 — Rio de Janeiro, 20 de maio de 1880, é considerada a pioneira da enfermagem no país, tendo prestado serviços voluntários nos hospitais militares durante a Guerra do Paraguai.

 

É a profissão que está presente em todas as instituições assistenciais, sendo que na rede hospitalar está presente nas 24 horas de todos os 365 dias do ano. Estes dados, por si só, já demonstram que a qualidade das ações de enfermagem interfere, diretamente, na qualidade da assistência em saúde.

O cuidar em enfermagem, em termos genéricos, tem o sentido de promover a vida, o potencial vital, o bem-estar dos seres humanos na sua individualidade, complexidade e integralidade. Envolve um encontro interpessoal com objetivo terapêutico, de conforto, de cura quando possível e, também, de preparo para a morte quando inevitável. No entanto, a prática concreta da enfermagem nos espaços institucionais muitas vezes não corresponde a essa perspectiva, necessitando uma análise sob olhar de outra categoria teórica – a categoria trabalho.

No contexto do SUS, a enfermagem amplia cada vez mais seu espaço na área da saúde assumindo um papel decisivo e proativo. Na atenção básica, esses profissionais são componentes fundamentais que se destacam pelo desenvolvimento de práticas criativas e integradoras de cuidado, atuando e coordenando ações para o fortalecimento e consolidação dos princípios do SUS.

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) promove, de 12 a 20/5/2022, a 83ª. Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema: A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos? Informações sobre o evento estão disponíveis no site da ABEn.


Fontes
:

Associação Brasileira de Enfermagem

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo

International Council of Nurses (ICN)

PIRES, Denise. A enfermagem enquanto disciplina, profissão e trabalho. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 62, n. 5, out. 2009.