Escaras (úlceras de pressão)

As úlceras de pressão, conhecidas como escaras, são lesões que surgem na pele de pessoas que ficam muito tempo na mesma posição. Idosos, acamados ou imobilizados durante muito tempo, desnutridos, que têm diabetes, que não controlam a eliminação da urina e das fezes e, ainda, os que têm perda da sensibilidade e da consciência, bem como os cadeirantes, são os indivíduos que correm risco maior de desenvolver escaras.


Causas:

A principal causa da formação de escaras é a falta de irrigação sanguínea nas regiões do corpo que servem de apoio quando a pessoa está acamada, imobilizada ou utiliza cadeira de rodas. As feridas podem aparecer atrás da cabeça, nas costas, na articulação do quadril, no cóccix (osso da base da coluna), nas nádegas, cotovelos e calcanhares.


Sintomas:

A escara surge como uma mancha na pele, geralmente vermelha. Pode haver dor, calor no local, formação de bolhas e saída de secreção.

Essas feridas podem ser malcheirosas, terem cores diferentes, nódulos e até coçar. Nos pacientes sem sensibilidade é possível que não sejam percebidas, mas em quem ainda sente os membros do corpo, a dor da escara pode ser bastante intensa.


Tipos de escaras:

Grau 1: a lesão atinge as camadas superficiais da pele. No local, surge uma mancha avermelhada que costuma desaparecer depois de algum tempo, se a pressão que a fez surgir for aliviada;

Grau 2: o ferimento compromete todas as camadas da pele e o tecido abaixo dela e, pode formar-se uma bolha, aparecer um arranhão ou uma pequena abertura na superfície da área afetada;

Grau 3: a lesão atinge o tecido muscular, sua cor passa a ser arroxeada e pode haver um caroço endurecido;

Grau 4: a lesão torna-se profunda, há destruição da pele e dos músculos; os ossos e articulações ficam expostos.


Tratamento:

O tratamento para as escaras varia de acordo com a gravidade e a extensão das lesões. Inclui a limpeza das feridas e o cuidado constante com o paciente, mudando sempre as posições para evitar a formação das feridas.

Lesões iniciais nos graus 1 e 2 e até mesmo no grau 3, se forem pequenas, costumam desaparecer por si mesmas, quando se interrompe a pressão sobre aquela área da pele. Há casos, porém, em que pode ser necessário o uso de antibióticos e curativos especiais.

Úlceras que atingiram o grau 4 podem precisar de um procedimento cirúrgico chamado desbridamento, em que são retirados os tecidos infectados e mortos, assim como um transplante de pele para facilitar o fechamento da ferida.


Prevenção:

A principal forma para prevenir a formação de escaras é mudar a posição dos pacientes acamados ou com dificuldade de movimentos a cada duas horas, pelo menos, a fim de aliviar os pontos de pressão da pele, nas áreas de maior risco. Pessoas em cadeiras de rodas, que permanecem sentadas durante muito tempo, devem mudar de posição com mais frequência, a cada dez ou quinze minutos.

A higiene e a hidratação da pele, que deve ser mantida sempre limpa e seca, dieta balanceada e rica em proteínas e a fisioterapia ativa e passiva, também são medidas preventivas indispensáveis.


Recomendações:

O melhor remédio para as escaras é evitar que elas se formem nas áreas mais sensíveis à pressão. Existem alguns recursos úteis para ajudar as pessoas que correm maior risco:

– Usar colchões de água, ar, ou gel de silicone e almofadas de proteção para aliviar a pressão nas regiões mais afetadas;

– Examinar frequentemente a pele de todo o corpo, especialmente nos pontos de pressão;

– Não esfregar a pele durante os cuidados básicos de higiene pessoal;

Secar bem a pele depois do banho e hidratá-la;

Dar preferência à roupa de cama de algodão, que deve ser bem esticada para evitar rugas e pregas no tecido para não marcar a pele;

Trocar com frequência as fraldas dos pacientes que não controlam a eliminação de urina e fezes;

– Estimular a movimentação, respeitando sempre as possibilidades do paciente.



IMPORTANTE: Somente profissionais de saúde devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em outubro de 2025


Fontes:

Amigos Múltiplos pela Esclerose
Dr. Dráuzio Varella
Rede D’Or São Luiz
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein



Publicado: Thursday, 01 de January de 1970

Termos e Condições de Uso | Política de Privacidade