Espaço Físico

O Espaço João Yunes é destinado à leitura, ao estudo, à pesquisa e à interação dos usuários da Biblioteca. Inaugurado em 2002, o espaço presta homenagem a João Yunes, ex-secretário de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde.

João Yunes defendia que a violência fosse tratada como uma epidemia, com combate aos focos, e propôs a adoção de vigilância epidemiológica da violência. Para ele, a existência de uma medição precisa das mortes violentas, num trabalho conjunto de diversos setores do governo, facilitaria a identificação das causas da violência e a adoção de programas para a sua redução. Para João Yunes esse controle tornou-se necessário pelo fato de a violência ter atingido níveis considerados epidêmicos.

Fontes:

LAURENTI, RUY e ALDRIGHI, JOSÉ MENDES. Homenagem ao professor João Yunes. Revista da Associação Médica Brasileira [online]. 2002, v. 48, n. 4 [Acessado 4 Janeiro 2022] , pp. 296. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-42302002000400033>.

SÃO PAULO. Assembleia Legislativa. Morre João Yunes. São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=265821. Acesso em: 04 jan. 2022.

O espaço dispõe de uma sala multiuso, equipada com recursos audiovisuais para a realização de conferências, reuniões, gravação de vídeos e oficinas. Pode ser reservada mediante e-mail para bibreferencia@saude.gov.br.

A biblioteca disponibiliza ao público em geral uma sala de estudos equipada com cabines individuais, mesas, poltronas e computadores com acesso à internet, de uso livre para qualquer pessoa. Para aqueles que optarem por utilizar seus próprios equipamentos eletrônicos, a biblioteca oferece acesso gratuito à rede wireless do Ministério da Saúde (MS_visitantes), além de horário de funcionamento estendido até as 21h.

O espaço é decorado com Painel de Athos Bulcão, obra de relevo em madeira, com pintura em laca nas cores mostarda e marrom, medindo 280 x 576 cm, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O painel, foi criado pelo artista plástico Athos Bulcão e instalado no ano de 2002. Divide a área pública da área administrativa da biblioteca. O painel, feito para a Biblioteca, foi doado pela Fundação Banco do Brasil e visa a inserção da instituição no roteiro cultural da Capital Federal.

O público com deficiências visuais poderá explorar e reconhecer a obra por meio do toque.

A obra pode ser acessada virtualmente no site da Fundação Athos Bulcão (1918-2008) no link: https://www.fundathos.org.br/abreGaleria.php?idgal=97

Desde 22 de dezembro de 2016, a Biblioteca abriga ainda um painel que rememora os caminhos da disseminação da informação técnico-científica para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O painel registra e divulga os principais produtos, serviços, eventos e iniciativas voltados à disseminação da informação em saúde no Brasil.


Termos e Condições de Uso | Política de Privacidade