Estação BVS chega ao Hospital Geral de Fortaleza


Na próxima quarta-feira (24/06), o Hospital Geral de Fortaleza (CE), receberá uma Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS).

A Estação BVS permite o acesso gratuito a mais de 24 milhões de referências técnico-científicas, nacionais e internacionais. Trata-se de informações acadêmicas ou geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a instalação da unidade, haverá capacitação sobre o acesso às fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os participantes aprenderão a identificar fontes de informação e serviços de acesso a documentos científicos. O curso é essencialmente prático, com ênfase nos métodos de busca e exercícios de fixação, além de destaque para a apresentação da BVS Brasil e da BVS Saúde Pública.

A BVS Brasil pretende reunir todas as iniciativas brasileiras de desenvolvimento da BVS e integrar as redes de fontes de informação em saúde.

A BVS-SP Brasil tem como temática predominante a Saúde Pública, mas inclui, além dos serviços tradicionais de acesso à literatura científica, listas de discussão, acesso à legislação estadual e municipal, modelos de ação, notícias e promoção de participação da comunidade. Também é o espaço para o desenvolvimento de um programa de capacitação de produtores, intermediários e usuários na operação da BVS-SP Brasil por meio de cursos presenciais ou conduzidos à distância pela Internet.

Na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS), o usuário pode pesquisar dicas, datas comemorativas da saúde, legislação federal, políticas, programas e ações do ministério, conhecer definições, siglas e termos utilizados na gestão federal do SUS, por meio do Projeto de Terminologia da Saúde.

A iniciativa é do Hospital Geral de Fortaleza em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Documentação e Informação.

Estação BVS do Hospital Geral de Fortaleza

Data: 24/06/2015

Inauguração: 9h

Treinamento: 24/06/2015 às 14h

Local:Rua Ávila Goulart, 900 – Papicu – Fortaleza

Serviço:

Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde:

www.saude.gov.br/bvs

Estação Biblioteca Virtual em Saúde:

http://estacaobvs.saude.gov.br/

Biblioteca Virtual em Saúde Brasil:

http://brasil.bvs.br/

Rede BiblioSUS:

http://bibliosus.saude.gov.br/