“Hesitação vacinal: causas, consequências e soluções” é tema do VI Prêmio SBIm de Jornalismo em Saúde


 

Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para o VI Prêmio SBIm de Jornalismo em Saúde, que neste ano tem como tema a “Hesitação vacinal: causas, consequências e soluções”. A iniciativa foi criada em 2009 pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) com os objetivos de estimular a produção de reportagens sobre imunizações e de reconhecer o valor dos profissionais de comunicação para a saúde pública do Brasil. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apoia esta edição.

O prêmio é dividido em três categorias: impressos (jornais ou revistas), eletrônicos (rádio e televisão) e digitais (internet e agência de notícias). Serão aceitas matérias sobre o tema do concurso, de um ou mais autores, veiculadas a partir de 31 de maio. Os vencedores em cada categoria receberão R$ 6.000,00. Os segundos colocados, R$ 3.000,00. São aceitos até dois trabalhos por concorrente.

Acesse aqui a ficha de inscrição e mais informações!

 

Hesitação vacinal

A hesitação vacinal é definida como o atraso ou a recusa em receber as vacinas recomendadas, apesar da disponibilidade nos serviços de saúde. Varia conforme o contexto, momento, lugar e tipo de vacina. O fenômeno, multifatorial e de difícil resolução, está entre as principais causas dos índices de vacinação insuficientes no país. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou a hesitação vacinal como uma das dez principais ameaças à saúde pública.

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)