Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde será lançado nesta quarta-feira, 18/10


 

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, será lançado o Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (LIS A&N na APS), desenvolvido pela Opas/OMS em parceria com a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).  LIS A&N na APS tem como objetivo identificar, selecionar e divulgar experiências inovadoras em Alimentação e Nutrição para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos municípios brasileiros. Os interessados podem acompanhar o lançamento, ao vivo, pelo Youtube.

O Brasil reconhece a alimentação como um direito constitucional e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem a “Organização da Atenção Nutricional” como sua primeira diretriz, sendo a APS considerada lócus estratégico para o cuidado em A&N pela sua alta capilaridade e com grande potencial de enfrentamento da situação epidemiológica, alimentar e nutricional, expressa pelas prevalências crescentes de doenças crônicas não transmissíveis, as diferentes formas de má nutrição (desnutrição, obesidade, carências de micronutrientes), considerando as necessidades locais dos diferentes territórios.

Especialmente nos últimos anos, o cenário epidemiológico no qual as equipes da APS trabalham sofreu modificações relevantes, se tornando mais complexo. Priorizar as ações de A&N na APS tornou-se ainda mais urgente dada a agudização das várias manifestações de insegurança alimentar no Brasil, sobrepondo elevados índices de obesidade ao agravamento da fome e desnutrição. Nesse contexto, estudos têm apontado avanços, mas também impasses no que tange à estrutura e aos processos de trabalho em A&N na APS, ressaltando a necessidade de aprimoramento das práticas de cuidado, educação permanente e gestão.

Assim sendo, partindo-se da compreensão de que a construção do “melhor modo de fazer” se dá entre os sujeitos que interagem no cotidiano de cada território, a chamada pública para o LIS A&N na APS pretende identificar experiências exitosas com o objetivo de produzir conhecimento de forma sistematizada para o compartilhamento com profissionais de saúde e gestores. Entende-se como inovadoras as iniciativas locais abordagens teóricas, estratégias metodológicas, programas e ações de cuidado, educação permanente, gestão – que dialogam com o conteúdo apresentado pela “Matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde” e respondam aos impasses do campo da A&N na APS buscando caminhos que valorizem a criatividade, criticidade e reflexividade. Acredita-se que as experiências obtidas poderão favorecer o reconhecimento de soluções, perspectivas e estratégias locais voltadas à resposta aos diversos desafios inerentes às ações de A&N na APS.

 

Confira!

Evento de lançamento do Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (LIS A&N na APS)

Data: 18/10/2023 – 15 h
Transmissão ao vivo pelo Youtube

 

Fonte:

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca