Lançamento do estudo: Enfrentando a obesidade em adolescentes na América Latina: o custo da inação no Brasil, Chile e Colômbia


 

A obesidade é uma questão de saúde pública, no Brasil e no mundo, com números crescentes ao longo dos anos, em todas as faixas etárias.

Nos últimos 40 anos, o número de jovens com obesidade aumentou dez vezes, de 11 milhões em 1976 para 124 milhões em 2016. Fortes evidências indicam que, caso a obesidade seja desenvolvida na adolescência, é mais difícil alcançar um peso saudável na fase adulta. A questão epidemiológica e econômica da obesidade deve ser abordada através de intervenções políticas sistêmicas.

Para responder a esta necessidade, a The Economist Intelligence Unit (EIU) conduziu uma investigação sobre o custo da inação e impacto econômico sobre a obesidade em adolescentes em três mercados emergentes na América Latina: Brasil, Chile e Colômbia. O estudo tem o objetivo de ajudar o poder público, as organizações de saúde e o setor privado a trabalharem em conjunto para deter a obesidade em adolescentes.

Frente a isso, o Painel Brasileiro da Obesidade (PBO), convida Márcio Zanetti, Diretor da Unidade de Inteligência da Revista The Economist no Brasil, para apresentar o estudo e debater seus resultados com José Cechin, Superintendente Executivo do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar, e Rosely Sichieri, do Núcleo de Epidemiologia e Biologia da Nutrição – UERJ.

O PBO é uma iniciativa do Instituto Cordial em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, ACT, Nebin/UERJ e LaVa/UERJ que tem como objetivo mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade no Brasil, identificando e aproximando nichos e agendas atualmente segregadas que possam vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados.

O estudo: Enfrentando a obesidade em adolescentes na América Latina: o custo da inação no Brasil, Chile e Colômbia, será lançado em um webinar no próximo dia 28 de outubro, quinta-feira, das 10h às 11h30.

O evento é online e gratuito. Inscreva-se!


Fonte
:

Instituto Cordial. Painel Brasileiro da Obesidade