Língua presa

A anquiloglossia – termo médico para língua presa – é uma alteração que ocorre ainda na gestação, durante o desenvolvimento do bebê.

A condição faz com que a estrutura que fica abaixo da língua, chamada frênulo lingual, e que une a parte inferior da língua à base da boca, seja mais curta do que deveria, dificultando a movimentação do músculo e atrapalhando a sucção, a deglutição e a mastigação. Se o bebê tem dificuldade para sugar, engolir e mastigar, consequentemente, não ganhará peso de forma adequada.

A língua presa ou anquiloglossia pode colocar em risco a amamentação, a alimentação adequada, a respiração, o crescimento satisfatório dos maxilares e dentes, além de comprometer o desenvolvimento da fala.

 No caso das crianças mais velhas, as alterações na fala podem tornar-se motivo de bullying e prejudicar a alfabetização, pois a criança articula as palavras de modo inadequado, o que gera confusões com sons e escrita, trazendo dificuldades na socialização, desconforto, tristeza e até depressão infantil.


Causas:

As causas da língua presa estão relacionadas a fatores genéticos e hereditários que geralmente ocorrem na formação da criança, durante a gestação. Em alguns casos, as causas não são identificadas.

 
Características:

Indivíduos com o problema têm o ligamento que une a parte inferior da língua à base da boca mais curto e espesso, ou mais fino que o usual, dificultando a movimentação da língua e, consequentemente, a alimentação e a fala. Embora traga alguns transtornos no dia a dia, está relacionado a um detalhe físico, não sendo considerado “doença”.  

Quando o recém-nascido chora, por exemplo, sua língua deve se levantar e poder sair da boca. É importante observar o aspecto da ponta da língua, que deve ser redondinha. Se, quando o bebê chora, sua língua se levanta bem pouco ou quase nada e sua ponta tem dificuldade de sair da boca, não conseguindo passar por cima da gengiva, pode ser um caso de anquiloglossia. A suspeita aumenta mais ainda se, quando o bebê tenta colocar a língua para fora, aparece uma fenda na sua ponta ou ela adquire a forma de um coraçãozinho (que pode parecer bonitinho, mas não é funcional).


Tratamento

O tratamento varia de acordo com o grau de comprometimento na movimentação do órgão. Nos casos mais leves, são indicados exercícios para alongar a musculatura da língua, de acordo com avaliação e acompanhamento de fonoaudiólogo. Para casos mais graves, é indicado procedimento cirúrgico, após cuidadosa análise médica.


Prevenção:

Não há medidas preventivas que possam evitar a ocorrência da anquiloglossia, porém, quando diagnosticada cedo, menor é o risco de abandono da amamentação e menos trabalhosa é a correção das dificuldades.


No Brasil, a Lei nº 13.002/2014, tornou obrigatório que se faça o Teste da Linguinha em todas as maternidades. Isso quer dizer que todos os bebês nascidos em qualquer maternidade do país têm direito a essa avaliação, que deve fazer parte do exame geral do recém-nascido, habitualmente feito pelo pediatra.


Muitas vezes o problema não é diagnosticado e resolvido na infância. Adultos também podem se submeter à cirurgia, pois a anquiloglossia afeta a respiração, a alimentação e a comunicação, além de prejudicar a higiene bucal adequada, o que pode provocar doença periodontal. Além da articulação da fala em si, podem apresentar:

– Dificuldade de movimentar a língua dentro da boca (para cima e para os lados) e também de colocá-la para fora; 
– A ponta da língua tem o formato parecido com o de um quadrado quando a pessoa a coloca para fora (o normal é que seja mais pontuda); 
– Os dentes da frente da parte inferior da boca ficam espaçados.



IMPORTANTE: Somente profissionais de saúde devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em agosto de 2025


Fontes:

Einstein Hospital Israelita: Blog Vida Saudável
Rede D’Or São Luiz
Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
Sociedade Brasileira de Pediatria



Publicado: Thursday, 01 de January de 1970

Termos e Condições de Uso | Política de Privacidade