“Medicação sem danos”: 17/9 – Dia Mundial da Segurança do Paciente


 

Os medicamentos são as intervenções mais amplamente utilizadas na assistência à saúde, e os danos relacionados a eles constituem a maior proporção do total de danos evitáveis devido a cuidados inseguros, sem falar no ônus econômico e psicológico imposto por eles.

Reconhecendo esse fardo substancial e a complexidade da prevenção e redução de danos relacionados a medicamentos, “Segurança de Medicamentos” foi selecionado como tema para o Dia Mundial da Segurança do Paciente 2022 e o slogan: Medicação sem danos.

A campanha prevê oferecer o impulso necessário para consolidar os esforços do atual Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS: Medicação sem Dano (documento em inglês), enfatizando a necessidade de adotar uma abordagem sistêmica e promover práticas de medicação seguras para prevenir erros e reduzir os danos relacionados a medicamentos. Será dada atenção especial às áreas onde ocorrem a maioria dos danos: situações de alto risco, transição de cuidados e polifarmácia (uso rotineiro e concomitante de quatro ou mais medicamentos por um paciente).

Medicamentos são responsáveis por 50% de todos os danos evitáveis em cuidados médicos, que, se fossem evitados gerariam uma economia de US$ 42 bilhões em todo o mundo.


“Conheça. Verifique. Pergunte”
é o mote da campanha 2022:

Para profissionais de saúde: Antes de dar a medicação: Certifique-se de que estão corretos: o medicamento; o paciente; a dose; o horário e a localização. Pergunte se o paciente compreendeu!

Para pacientes e cuidadoresAntes de medicar-se: Conheça seu medicamento; verifique dose e horário; pergunte ao profissional de saúde.

 

Para comemorar a data, a Organização Mundial da Saúde está organizando um Evento Virtual Global e convocando todas as partes interessadas a unir esforços globalmente pela “Medicação Sem Danos”:

World Patient Safety Day 2022 Global Virtual Event “Medication Without Harm”

Data: 15 de setembro de 2022;
Horário: 14:00 – 17:30 CET

Inscrições, aqui!

Traduções estarão disponíveis em árabe, chinês, inglês, francês, hindi, português, russo e espanhol.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente
World Health Organization