O médico veterinário é o profissional que atua pela saúde e pelo bem-estar dos animais, dos seres humanos e pela sustentabilidade do meio ambiente.
A Lei nº 5517/1968 dispõe sobre o exercício da profissão e cria os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, órgãos de fiscalização dos profissionais da área.
Ao longo de 50 anos de profissão regulamentada, os médicos veterinários vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por meio dos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas a garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. São mais de 80 áreas de atuação.
Seu trabalho vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercer atividades em laboratórios para análise de solo, de água e de saneantes destinados ao uso domiciliar; realizar pesquisas em alimentos; participar da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal; entre outras.
No caso da saúde pública, por exemplo, em 2011 foi publicada a Portaria MS/GM nº 2488, que incluiu a categoria às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, conhecido como NASF.
Isso significa que, desde então, os Médicos Veterinários têm a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.
É o Médico Veterinário quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses, como é o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.
As áreas de maior destaque na Medicina Veterinária são:
– Clínica médica
A atuação em clínicas e hospitais é uma das áreas mais procuradas dentro da Medicina Veterinária. Quando opta por trabalhar nesse segmento, o profissional atuará no atendimento de pequenos ou grandes animais, visando à manutenção e à promoção da sua saúde. Esse profissional é responsável por realizar cirurgias, fazer prescrição de remédios e tratar doenças. Alguns médicos-veterinários optam por se especializar em áreas mais específicas, como Ortopedia e Dermatologia.
– Saúde pública
Na saúde pública, o médico veterinário deve garantir a prevenção e o controle de zoonoses, doenças que acometem os animais e podem contaminar os humanos. É possível atuar no setor público na vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental ou em laboratórios. Desde 2011, o médico-veterinário recebeu aval também para compor as equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf), atuando de forma a promover a integração entre a saúde humana, animal e ambiental, tripé da Saúde Única.
– Indústria e inspeção de alimentos de origem animal
O médico veterinário que trabalha na indústria é responsável por acompanhar todo o processo de produtos destinados aos animais, como alimentos, vitaminas, medicamentos, vacinas e rações. Na área de inspeção de alimentos, o médico-veterinário é responsável por acompanhar toda a cadeia produtiva, além de decidir sobre o que está em condições próprias para consumo humano. Pode atuar na coordenação das equipes, na inspeção das linhas de abate, fiscalização, na rastreabilidade dos produtos e na garantia do abate em condições seguras.
– Responsabilidade técnica (RT)
Cabe ao médico veterinário exercer a responsabilidade técnica junto a estabelecimentos cujas atividades e prestação de serviços sejam privativas ou peculiares à Medicina Veterinária. Encarregado por zelar pela qualidade de empresas, fábricas, criatórios e demais atividades que criem, manipulem, prestem serviços ou comercializem produtos de origem animal ou destinado aos animais. Seu conhecimento deve ser embasamento nas legislações e no Código de Ética, tornando-o apto para treinar e orientar preventivamente tanto funcionários quanto empreendedores.
– Laboratório de pesquisa
Dentro da área de pesquisa, o médico-veterinário pode desenvolver diversos estudos que envolvam a saúde e o bem-estar animal, reprodução, clonagem, transgenia e melhoramento genético, entre outros. Outra alternativa é atuar em laboratórios de produtos de uso animal, destinados a desenvolver, testar e lançar novos produtos que sejam úteis aos pacientes.
– Educação ambiental
Atua no desenvolvimento de pesquisas e ações voltadas à proteção ambiental. Neste campo, trabalha em conjunto com outros profissionais, como o biólogo, com o intuito de estudar o comportamento dos animais silvestres em seu habitat natural ou mesmo em cativeiro. Colabora com outras pesquisas que tenham como objetivo a preservação tanto da flora, quanto da fauna em favor do meio ambiente.
O profissional que pretende obter título de especialista deve se submeter às provas elaboradas pelas respectivas entidades e apresentar sua requisição de título que, caso concedido, terá validade de cinco anos. As especializações no campo da medicina veterinária, são:
Acupuntura; Cardiologia; Cirurgia Veterinária; Clínica Médica de Pequenos Animais; Dermatologia; Diagnóstico por Imagem; Endocrinologia Veterinária; Homeopatia; Inspeção Higiênica, Sanitária e Tecnológica de Produtos Animais e Tecnologia de Produtos de Origem Animal e de Saúde Pública; Medicina de Animais Selvagens; Medicina Felina; Medicina Veterinária Intensiva; Medicina Veterinária do Coletivo; Medicina Veterinária Legal; Nefrologia e Urologia Veterinárias; Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos; Oftalmologia; Oncologia e Patologia.
Fontes:
Conselho Federal de Medicina Veterinária
Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo
WEISS, Alessandra Santos. O médico veterinário nos núcleos de apoio à saúde da família: da graduação em medicina veterinária à atenção primária em saúde. [TCC apresentado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul]