Neuralgia ou nevralgia do nervo trigêmeo (NT) é conhecida como a pior dor mundo. É um tipo de dor extremamente violenta, repentina, que dura alguns segundos ou minutos e afeta um lado do rosto, causando profundo sofrimento e fazendo com que a pessoa pare tudo o que estiver fazendo pelas fortes rajadas de dor na face. O problema afeta principalmente adultos, em especial os idosos e é mais comum entre mulheres.
O nervo trigêmeo controla as sensações que se espalham pelo rosto e a musculatura da mastigação. É formado por um par de nervos cranianos com três ramificações distribuídas na área frontal (olhos e nariz), maxilares e mandíbulas.
A causa da NT não é conhecida. No entanto, sabe-se que alguns fatores podem provocar a dor, como por exemplo, esclerose múltipla, tumores benignos ou malformação dos vasos sanguíneos. Porém, não há uma explicação lógica para o problema, responsável por uma das dores mais violentas que afligem o ser humano e que faz com que as pessoas que a sentiram nunca mais se esqueçam.
A frequência da dor é extremamente variável de paciente para paciente. Às vezes, ocorre duas, três vezes por dia e em qualquer horário. Pode desaparecer por meses e voltar mais intensa.
Porém, a maioria das pessoas com NT apresenta vários episódios de dor – podem chegar a 100 em um dia. Esses ataques podem ocorrer numa rápida sucessão, em surtos que duram até duas horas. Existe também a forma bem menos comum, caracterizada por dor constante, com queimação e pontadas.
Os pacientes relatam que a dor ocorre em fisgadas, tipo choque ou pontadas, repetitivas, como uma rajada de dor penetrante que atinge geralmente um dos lados do rosto e pode ser disparada por alguns gatilhos como falar, mastigar, receber vento na face, colocar algo muito gelado ou muito quente na boca, escovar os dentes, sorrir, tocar o rosto, passar um creme ou fazer a barba, ou seja, gestos comuns do dia a dia que comprometem enormemente a qualidade de vida das pessoas afetadas.
Tratamento:
Atualmente, o tratamento da NT não produz cura, apenas o alívio da dor. A primeira opção é o uso de medicamentos. Caso os remédios não produzam o efeito esperado ou causem efeitos colaterais intoleráveis, o paciente deve conversar com o seu médico sobre outras opções, como os procedimentos cirúrgicos que removam a compressão vascular ou reduzam a sensibilidade da face ao retirar a zona gatilho que desencadeia as crises. Apenas o especialista, neurologista ou neurocirurgião, que acompanha o paciente, pode indicar a cirurgia correta, porque depende de vários fatores. Com o procedimento ideal, a pessoa pode ter uma melhora significativa.
Não há meios de prevenir a neuralgia do nervo trigêmeo, pois acredita-se que haja uma predisposição pessoal, provavelmente de origem genética, envolvida na sua origem.
IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Dica elaborada em julho de 2024
Fontes:
Dr. Dráuzio Varella
Hospital do Coração – Associação Beneficente Síria
Hospital Israelita Albert Einstein