“Nossos enfermeiros, nosso futuro”: 12/5 – Dia Internacional da Enfermagem


 

Para o ano de 2023, o International Council of Nurses (ICN) escolheu como tema “Nossos enfermeiros, nosso futuro”, para a campanha do Dia Internacional da Enfermagem, que define “o que a enfermagem precisa agora e no futuro para enfrentar os desafios globais de saúde e melhorar a saúde global para todos”.

Na comemoração deste ano, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) propõe aos Estados Membros a discussão sobre a disponibilidade, a capacidade, o mercado de trabalho e a regulação de enfermeiros qualificados, a fim de ampliar o acesso aos serviços primários de saúde e a cobertura de saúde das populações da Região das Américas, especialmente aquelas que vivem em condições de vulnerabilidade.

À medida em que o mundo começa a sair de uma pandemia que afetou a vida e a subsistência de centenas de milhões de pessoas nas Américas, há uma necessidade crítica de transformar os sistemas de saúde, com base na atenção primária, na centralidade nas pessoas e comunidades, aumentando sua resiliência e acelerando o progresso no sentido de alcançar o acesso universal à saúde, a cobertura universal e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os Recursos Humanos são essenciais para que os sistemas e serviços de saúde respondam às necessidades da população. Uma força de trabalho bem treinada, capacitada e equitativamente distribuída é essencial para construir sistemas de saúde resilientes, atender às necessidades de saúde da população e se preparar melhor para futuras ameaças e pandemias. Isto requer a resolução de déficits de disponibilidade, capacidade, competências e qualidade da força de trabalho.

A OPAS, por meio do documento de política “Importância estratégica do investimento nacional em profissionais de enfermagem na Região das Américas”, e de acordo com as “Orientações estratégicas mundiais para enfermeiros e parteiras 2021-2025” faz um chamado para a importância de investir em educação, emprego, liderança e prática de enfermagem.

Na Região das Américas há aproximadamente 9 milhões de profissionais de enfermagem, representando mais de 56% dos recursos humanos para a saúde. Esses profissionais desempenham um papel fundamental nos serviços de saúde, na promoção da saúde, prevenção de doenças, gestão e educação.

Entretanto, estimativas recentes sobre a disponibilidade de recursos humanos para a saúde e os parâmetros necessários para atingir o objetivo 3.8.1 dos ODS indicam que a densidade de profissionais de enfermagem nos países da América Latina e Caribe é de 44,3 (34,5-55,9) profissionais por 10.000 habitantes. Para atingir a meta ambiciosa de 80% de cobertura efetiva para a cobertura universal da saúde, estima-se que ainda sejam necessários pelo menos 70,6 profissionais de enfermagem e obstetrícia por 10.000 habitantes.

A força de trabalho de enfermagem, caso solucionado o déficit profissional, pode ser a chave para a construção de sistemas de saúde resilientes e para avançar em direção a uma maior equidade na saúde, com ações e papeis profissionais que protejam pessoas como migrantes, pessoas em situação de pobreza, trabalhadores do setor informal, a maioria dos quais são mulheres, aqueles em condições precárias de trabalho, aqueles que vivem em moradias em más condições, e outros grupos em condições de vulnerabilidade.

Por meio das atividades do Dia Internacional da Enfermagem, espera-se fomentar discussões, compartilhar conhecimentos e ações para avançar no acesso, disponibilidade e qualidade dos profissionais de enfermagem na Região das Américas.

A data homenageia o nascimento de Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo, nascida em 12 de maio de 1820, na Inglaterra.

A profissão tem origem milenar e vem da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

Saiba mais sobre a profissão!

 

Fontes:

Conselho Federal de Enfermagem
Hospital de Vila Franca de Xira (Portugal)
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)