A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um conjunto abrangente de intervenções para cessação do tabagismo, incluindo apoio comportamental fornecido por profissionais de saúde, intervenções digitais para cessação e tratamentos farmacológicos em uma primeira diretriz sobre cessação do tabagismo.
A diretriz se concentra em ajudar mais de 750 milhões de usuários de tabaco que querem parar de fumar todas as formas de tabaco. As recomendações são relevantes para todos os adultos que buscam parar de fumar vários produtos de tabaco, incluindo cigarros, narguilés, produtos de tabaco sem fumaça, charutos, tabaco de enrolar e produtos de tabaco aquecido.
“Esta diretriz marca um marco crucial em nossa batalha global contra esses produtos perigosos”, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS. “Ela capacita os países com as ferramentas essenciais para efetivamente apoiar indivíduos a parar de fumar e aliviar o fardo global de doenças relacionadas ao tabaco.”
Mais de 60% dos 1,25 bilhão de usuários de tabaco do mundo – mais de 750 milhões de pessoas – desejam parar, mas 70% não têm acesso a serviços eficazes de cessação. Essa lacuna existe devido aos desafios enfrentados pelos sistemas de saúde, incluindo limitações de recursos.
“A imensa luta que as pessoas enfrentam ao tentar parar de fumar não pode ser exagerada. Precisamos apreciar profundamente a força necessária e o sofrimento suportado por indivíduos e seus entes queridos para superar esse vício”, disse o Dr. Rüdiger Krech, Diretor de Promoção da Saúde da OMS. “Estas diretrizes são projetadas para ajudar comunidades e governos a fornecer o melhor suporte e assistência possíveis para aqueles nesta jornada desafiadora. ”
Terapias eficazes para parar de fumar
A combinação de farmacoterapia com intervenções comportamentais aumenta significativamente as taxas de sucesso para parar de fumar. Os países são encorajados a fornecer esses tratamentos sem custo ou com custo reduzido para melhorar a acessibilidade, particularmente em países de baixa e média renda.
A OMS recomenda intervenções comportamentais, incluindo aconselhamento breve de profissionais de saúde (30 segundos a 3 minutos) oferecido rotineiramente em ambientes de assistência médica, juntamente com suporte comportamental mais intensivo (aconselhamento individual, em grupo ou por telefone) para usuários interessados. Além disso, intervenções digitais como mensagens de texto, aplicativos de smartphone e programas de internet podem ser usados como adjuntos ou ferramentas de autogestão.
A Organização incentiva os profissionais de saúde, formuladores de políticas e partes interessadas a adotar e implementar esta diretriz para promover a cessação do tabagismo e melhorar a saúde de milhões de pessoas necessitadas em todo o mundo.
Abaixo, estão disponíveis os documentos relacionados à iniciativa da OMS:
Fonte: