OPAS publica atualização epidemiológica sobre surtos de influenza aviária e implicações para a saúde pública na Região das Américas


 

Dada a crescente detecção de surtos de influenza aviária de alta patogenicidade (HPAI) em aves registradas em 10 países da Região das Américas, e a recente confirmação da primeira infecção humana por influenza A (H5) na América Latina e no Caribe, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) reitera suas diretrizes sobre vigilância, diagnóstico laboratorial em amostras humanas e animais e pesquisa.

A OPAS/OMS recomenda fortalecer a vigilância de doenças respiratórias em populações animais e humanas, investigação minuciosa de todas as infecções zoonóticas e planejamento de preparação para pandemia de influenza.

Contexto global

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), a temporada epidêmica de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) continua com surtos em aves domésticas e surtos relatados em aves selvagens, principalmente nas regiões da Europa e das Américas. No atual período epidêmico, o subtipo predominante é o H5N1, e a persistência incomum do vírus em aves silvestres durante os meses de verão foi relatada pela primeira vez.

Conforme o padrão sazonal do HPAI1, espera-se que o número de surtos aumente nos próximos meses e a WOAH recomenda que os países mantenham e fortaleçam seus esforços de vigilância, medidas de biossegurança nas fazendas e continuem com a notificação oportuna de surtos de gripe aviária em ambas espécies avícolas e não avícolas (domésticas e/ou pássaros selvagens).

A qualidade da vigilância é fundamental para a detecção precoce e resposta em tempo hábil a potenciais ameaças à saúde animal com impacto na saúde pública humana.

A atualização epidemiológica está disponível aqui! (texto em inglês)


Fonte
:

Organização Pan-americana de Saúde (OPAS)