Organização Mundial da Saúde disponibiliza versão em português da Classificação Internacional de Doenças


 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibilizou recentemente a atualização anual da 11ª Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11) para 10 idiomas diferentes, entre eles o português.

A tradução para a língua portuguesa foi realizada por meio de uma parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o Ministério da Saúde do Brasil.

O trabalho de tradução foi realizado em três etapas, entre agosto de 2021 e dezembro de 2022, por tradutores com diferentes formações, como médicos, fisioterapeuta, farmacologista e odontologista. Foram traduzidos mais de 1,2 milhão de termos, entre títulos dos códigos e descrições das categorias de 26 capítulos e de duas seções suplementares.

A CID-11 fornece uma linguagem comum que permite aos profissionais de saúde compartilharem informações padronizadas em todo o mundo. É a base para identificar tendências e estatísticas de saúde, contendo cerca de 17 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte, sustentados por mais de 120 mil termos codificáveis. Usando combinações de códigos, mais de 1,6 milhão de situações clínicas podem agora ser codificadas.

Atualmente, a CID-11 está sendo aprimorada pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DAENT) da Secretaria de Vigilância e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde do Brasil, que é o Centro Colaborador da OPAS/OMS para a Família de Classificação Internacional. Desde outubro de 2023, a pasta está cargo das discussões técnicas, participação das reuniões da OMS e atualizações anuais da Classificação. O Centro Colaborador também está participando de reuniões com outros países lusófonos para a inclusão de termos locais.

Confira aqui a publicação online!

 

Fonte:

Organização Pan-americana de Saúde