Reconhecendo o grande desafio que governos, empregadores, trabalhadores e sociedades inteiras estão enfrentando em todo o mundo para combater a pandemia do COVID-19, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho se concentra, neste ano, no enfrentamento do surto de doenças infecciosas no trabalho, com foco na pandemia COVID-19.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) ressalta a importância da data para aumentar a conscientização sobre a adoção de práticas seguras nos locais de trabalho e o papel que os serviços de segurança e saúde ocupacional (SST) desempenham.
Em 2003, a OIT instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em homenagem às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Adoecimento ocupacional
É qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (ex.: poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ex.: ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade) e biológicos (ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas). Decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental.
– doença profissional é a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho, peculiar a determinada atividade, constante na respectiva relação de agravos ocupacionais elaborada pelos órgãos de fiscalização;
– doença do trabalho é a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relaciona diretamente.
Fontes:
Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho
Associação Nacional de Medicina do Trabalho
Organização Internacional do Trabalho