PÉ DIABÉTICO


APLICATIVOS MÓVEIS; INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM; INFORMÁTICA MÉDICA; SOFTWARE

081
COLODETTI, Rafael; PRADO, Thiago Nascimento do; BRINGUENTE, Maria Edla de Oliveira; BICUDO, Sheilla Diniz Silveira. Aplicativo móvel para o cuidado da úlcera do pé diabético. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, [online], v. 34, eAPE00702, 2021. Disponível em Scielo

Objetivo: Desenvolver e validar um aplicativo para dispositivos móveis que auxilie enfermeiros no processo de tomada de decisão do tratamento tópico na úlcera do pé diabético. Métodos: Estudo metodológico realizado em quatro etapas: Definição de requisitos e elaboração do mapa conceitual do aplicativo; Geração das alternativas de implementação e prototipagem; Testes; Implementação. Para desenvolvimento do aplicativo utilizou-se software Nativescript para plataforma Android. Testes de usabilidade com 18 participantes, considerando as heurísticas de Nielsen e adaptações das heurísticas de usabilidade para dispositivos móveis.

Resultados: O aplicativo oferece informações atuais sobre a lesão do pé diabético como conceito, avaliação da úlcera, princípios do tratamento, recomendações clínicas para melhor cicatrização e os curativos para o cuidado tópico. Conclusão: Os métodos estabelecidos para o desenvolvimento e validação revelaram-se adequados para atingir os objetivos propostos. Com a oferta dessa ferramenta tecnológica espera-se contribuir para o melhor cuidado da úlcera do pé diabético, contribuindo para uma prática de enfermagem baseada em evidência.