PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


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ARAÚJO, Janine Placa; 
SCHMIDT, Andréia
. A inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho: a visão de empresas e de instituições educacionais especiais na cidade de Curitiba. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 12, n. 2, p. 241-254, maio/ago. 2006. Disponível em Scielo

A inclusão é um processo pelo qual a sociedade se adapta para permitir a participação das pessoas em todos os seus setores, inclusive daquelas pessoas com necessidades especiais (PNE’s), e estas, por sua vez, se preparam para assumir seus papéis na sociedade. O acesso de PNE’s ao mercado de trabalho é um dos aspectos do processo de inclusão, importante por proporcionar às pessoas condições para a satisfação de suas necessidades básicas, a valorização de si mesmas e o desenvolvimento de suas potencialidades. O objetivo dessa pesquisa foi levantar, junto a empresas com mais de 100 funcionários e a instituições que atendem jovens e adultos com necessidades especiais, quais as práticas que vêm sendo adotadas para inclusão de PNE’s no mercado de trabalho e as eventuais dificuldades encontradas nesse processo. Foram realizadas entrevistas com 30 empresas e 10 instituições educacionais, todas na cidade de Curitiba (PR). Os resultados indicaram que as empresas não cumprem a Lei de Cotas, que regulamenta a contratação de PNE’s. As empresas afirmam que o maior empecilho para isso é a baixa escolarização das PNE’s e sua baixa qualificação profissional. As instituições educacionais criticam os processos adotados pelas empresas na contratação de PNE’s, mas poucas oferecem escolarização para seus alunos, concentrando-se, em sua maioria, no desenvolvimento de habilidades básicas para o trabalho ou em capacitação profissional eventualmente diferente daquela exigida pelo mercado de trabalho. São discutidas, também, as contradições encontradas entre legislação, práticas educacionais e mercado de trabalho, no que diz respeito à inclusão.