“Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”: 08/3 – Dia Internacional da Mulher


 

O tema do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março de 2023, será “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, alinhado à temática prioritária da 67ª sessão da Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Situação das Mulheres – “Inovação, mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”, marcada para acontecer entre os dias 6 e 17 de março de 2023.

A celebração pretende reconhecer e festejar as mulheres e meninas que defendem o avanço da tecnologia transformadora e da educação digital. Neste ano, as ações em torno do tema irão explorar o impacto da lacuna digital de gênero na ampliação das desigualdades econômicas e sociais, além de destacar a importância de proteger os direitos de mulheres e meninas em espaços digitais e abordar a violência on-line baseada em gênero, facilitada por tecnologias da informação e da comunicação.

Incorporar a perspectiva de gênero na inovação, tecnologia e educação digital de forma transformadora ajudaria mulheres e meninas a se tornarem mais conscientes de seus direitos e a fortalecer o seu exercício para além do ativismo.

Os avanços na tecnologia digital oferecem novas possibilidades para solucionar os desafios humanitários e de desenvolvimento e para realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Infelizmente, as oportunidades abertas pela revolução digital também representam o risco de perpetuar a atual dinâmica de desigualdade de gênero. As crescentes diferenças são cada vez mais evidentes no contexto das competências digitais e do acesso às tecnologias, numa divisão que deixa as mulheres para trás. Portanto, o desenvolvimento da educação digital e inclusiva e da tecnologia transformadora é um requisito fundamental para um futuro sustentável.

 

A comemoração do Dia Internacional das Mulheres pelas Nações Unidas incluirá um evento internacional de alto nível que reunirá especialistas em tecnologia e inovação, representantes de governos, do movimento feminista e ativistas pela igualdade de gênero, do Dr. Jarbas Barbosa, Diretor da OPAS, e incluirá comentários do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Brasil, Colômbia e Redes de Jovens Indígenas, além do setor privado, e permitirá um debate sobre as responsabilidades e o papel de todo o ecossistema digital na melhoria do acesso às ferramentas digitais e a redução da lacuna de gênero.

 

Registre-se antecipadamente para o webinar “DigitALL: Inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”

Data: quarta-feira, 8 de março de 2023

Hora: 10h às 11h30, horário da costa leste dos EUA (GMT -5), com interpretação simultânea em 4 idiomas, interpretação de sinais internacionais e legendas.

 

Fontes:

Organização das Nações Unidas (ONU Mulheres)
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)