Queloide é o assunto da nova Dica em Saúde disponível na BVSMS


Depois de um corte, um machucado, uma cirurgia ou uma queimadura, a reação da pele é formar um novo tecido para curar a ferida. O problema é que nem sempre a cicatriz que fica é lisa, fina e discreta.

Pode ocorrer um crescimento anormal do tecido na cicatriz, formando o queloide – uma alteração benigna, portanto sem risco para a saúde, na qual ocorre uma perda dos mecanismos de controle que normalmente regulam o equilíbrio do reparo e regeneração de tecidos.

Sintomas:

Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original. Algumas pessoas têm queixas de dor, coceira leve ou uma sensação de queimação ao redor da cicatriz.

Dependendo do local afetado também pode ocorrer limitação do movimento ou dor na movimentação. Um queloide que cobre uma área extensa ou se localiza em áreas expostas pode causar grande desconforto físico e psicológico, sendo este último um dos grandes desafios ao tratamento, já que a lesão nem sempre desaparece depois de tratada.

Dicas em Saúde são informações de utilidade pública sobre doenças, prevenção de acidentes, cuidados com a higiene, dentre outros, direcionadas ao público em geral.

Confira a nova Dica em Saúde!