Redecoesp: Conheça a Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública


 

A Educação na Saúde vem sendo considerada como uma área essencial para o Sistema Único de Saúde (SUS). Todavia, apesar do reconhecimento dos gestores sobre a sua relevância, muitas vezes ocupa uma posição periférica na agenda de prioridades em função das dificuldades com a assistência, a judicialização e o financiamento. Tem-se, portanto, o desafio constante de demonstrar os resultados e os impactos das ações educacionais na mudança das práticas de saúde e, consequentemente, nas respostas que a gestão da saúde oferece à população.

As Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP) se constituem em espaços fundamentais para reflexão e desenvolvimento de ações, reunindo funções pedagógicas e de gestão. Nesse sentido, além de exercer o papel de Escola (formação e qualificação de gestores e de trabalhadores do SUS, certificação lato sensu, gestão do conhecimento, pesquisa, tecnologias educacionais, regulação dos campos de prática para estágios e residências, gestão de residências multiprofissionais e médicas, entre outras), essas Escolas também atuam na gestão da educação em saúde no estado, sendo responsáveis pela condução da Política de Educação Permanente.

Assim, por meio das Escolas de Saúde Pública, os estados têm grande potencial para acompanhar o planejamento, a implementação e a avaliação das ações de saúde, bem como mudanças epidemiológicas e realidades dos serviços, de forma mais dinâmica. Fortalecer o protagonismo das EESP na gestão da educação permanente em seus estados é, também, qualificar a gestão estadual da saúde.

A Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública (Redecoesp) tem o propósito de promover o fortalecimento da Gestão da Educação na Saúde no âmbito das Secretarias Estaduais de Saúde (SES), a partir da atuação sinérgica das Escolas Estaduais de Saúde Pública, no que se refere às suas dimensões técnicas, organizacionais e pedagógicas.

O funcionamento da Redecoesp se dá pela participação dos dirigentes e equipes gestoras e técnicas das escolas, sob a coordenação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com a mediação de uma Secretaria Executiva. Dentre os desafios da Redecoesp está o de estabelecer uma robusta e ágil troca de conhecimentos e experiências entre as escolas e as áreas de Gestão da Educação das SES, constituindo-se como instrumento para a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas da área e fortalecimento do SUS.

O Portal da Redecoesp está organizado em três eixos temáticos:

 

Fonte:

Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass