O Repositório Institucional Arca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está disponibilizando vários registros em acesso aberto para a comunidade. Desta vez, já estão disponíveis aos usuários da plataforma, documentos sobre Covid -19 e Dengue, Zika e Chikungunya, além do tema Saúde Indígena.
Com a alta produção de artigos, teses, dissertações, produtos de áudio e vídeo gerados pelos pesquisadores, educadores, acadêmicos, gestores, alunos de pós-graduação e profissionais da Fiocruz, começou a ser pensada, em 2007, a criação de um local virtual que pudesse reunir e preservar a produção gerada na instituição, mantido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict).
Quatro anos depois, foi lançado oficialmente o repositório institucional Arca, que além dos objetivos iniciais, tem a missão de hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Fundação, estimulando a circulação do conhecimento, em livre acesso, mas também dando transparência e incentivando a comunicação científica.
Atualmente, no repositório pode ser encontrada uma diversidade de materiais – anais de congressos, artigos de periódicos, livros publicados, dissertações e teses, mas também dados de pesquisa, jogos, fotografias, vídeos, podcasts e áudios, patentes e etc.
O auto arquivamento é feito pelos próprios autores com o preenchimento de informações como autor, título, ano de publicação e o upload/depósito do documento. Após este processo, o registro será certificado e disponibilizado para consulta.
Em caso de dúvidas, o repositório conta com um assistente virtual – o Wal – que orienta como fazer o auto arquivamento e a pesquisa dos documentos, dentre outras opções.
Fonte:
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz)