“Ruas pela Vida”: 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito


“Ruas pela Vida” é o tema escolhido para a 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que neste ano é celebrada entre os dias 17 e 23 de maio.
A campanha defende o limite de 30 km/h como norma em vias onde as pessoas e o tráfego de veículos mais se misturam.

As comemorações da Semana são uma oportunidade para angariar compromissos, em nível nacional e local, que garantam o cumprimento da exigência de se praticar velocidades baixas em vias urbanas, conquistar apoio local para cidades mais seguras, saudáveis, verdes e habitáveis. A Semana também destaca a vinculação entre os limites de 30 km/h e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo saúde, educação, infraestrutura, cidades sustentáveis, ação climática e parcerias.

As Semanas de Segurança no Trânsito são promovidas pela OMS e ONU, desde 2007, com o objetivo de aumentar a conscientização global sobre a necessidade e a importância da prevenção de lesões e mortes no trânsito.

A semana de 2021 será, também, uma oportunidade para lançar oficialmente a ‘Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030’ e seu plano global, enfatizando a importância de uma abordagem holística da segurança no trânsito, com melhorias contínuas nos projetos de vias e de veículos; aprimoramento da legislação e da sua aplicação sobre riscos comportamentais, como excesso de velocidade, álcool e direção; e fornecimento de atendimento de emergência oportuno para os feridos.

A Década de Ação para Segurança no Trânsito tem a ambiciosa meta de prevenir pelo menos 50% das mortes e dos  ferimentos no trânsito até 2030.

Fontes:

Organização Panamericana da Saúde OPAS)