O Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado anualmente no dia 5 de maio, foi criado em 2009 com o objetivo de chamar a atenção e conscientizar sobre a importância da higiene das mãos no cuidado com a saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria das práticas de higiene das mãos em todo o mundo.
As infecções associadas à atenção à saúde estão entre os eventos mais frequentes que ocorrem na prestação de serviços de saúde. Todos os anos, acontecem em todo o mundo 136 milhões de casos de infecções resistentes a antibióticos associadas à atenção à saúde.
A higienização das mãos desempenha um papel fundamental em deter a propagação de patógenos perigosos durante a prestação de cuidados de saúde.
Este ano, o foco está em promover o conhecimento e desenvolver as habilidades dos profissionais de saúde e cuidadores, por meio de treinamento e educação inovadores e impactantes sobre prevenção e controle de infecções, incluindo a higiene das mãos.
Como alcançar o objetivo:
– Reforçando o aprendizado para permitir a implementação de um treinamento inovador e eficaz que capacite os profissionais de saúde e cuidadores a melhorarem seus conhecimentos, habilidades e comportamentos em relação à higiene das mãos e técnicas de prevenção e controle de infecções.
– Promovendo o acesso a recursos inovadores de formação em higiene das mãos, prevenção e controle de infecções para profissionais de saúde e cuidadores.
– Sensibilizando sobre a importância de conhecer e aprender sobre higiene das mãos no momento adequado para prevenir doenças infecciosas.
– Fomentando mecanismos de medição e avaliação para mensurar o impacto do treinamento e da educação sobre normas e práticas de prevenção e controle de infecções, incluindo a higiene das mãos, bem como seu efeito na prevenção de infecções associadas à atenção à saúde (IAAS) e à resistência antimicrobiana (RAM).
Uma das mensagens mais importantes da ação global relaciona-se aos cinco momentos da higiene das mãos durante a prestação de cuidados a pacientes em serviços de saúde:
1) Antes de tocar o paciente;
2) Antes de realizar procedimento limpo/asséptico;
3) Após o risco de exposição a fluidos corporais;
4) Após tocar o paciente;
5) Após tocar superfícies próximas ao paciente.
Cabe ressaltar que as ações de higiene das mãos previstas no programa de capacitação dos serviços de saúde representam um investimento inteligente, pois podem oferecer um retorno excepcional por cada valor e tempo investidos na atividade para a prevenção das Iaas e da RAM nos serviços de saúde.
Cuidados limpos demonstram, ainda, respeito aos usuários dos serviços, protegendo a saúde de pacientes, familiares e acompanhantes, além dos próprios profissionais de saúde.
Como parte das celebrações da campanha, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) promove o Webinar: A higiene das mãos salva vidas – Compartilhando experiências inovadoras de higiene das mãos na atenção à saúde nas Américas. Por meio do evento, reafirma-se o compromisso com a promoção do conhecimento e de experiências inovadoras e a contribuição para o desenvolvimento de capacidades sobre a higiene das mãos. Considerando que a higiene das mãos salva vidas, previne a propagação de doenças infecciosas durante a atenção à saúde, é a medida mais rentável para alcançar as metas de saúde pública.
Webinar: A higiene das mãos salva vidas – Compartilhando experiências inovadoras de higiene das mãos na atenção à saúde nas Américas
Data: 03 de maio de 2024
Horário: 10:00 am – 11:00 am (EDT) / 11:00 – 12:00 horas (Brasília)
Registre-se para acompanhar via Zoom ou assista pelo YouTube
Haverá interpretação simultânea em inglês, espanhol, francês, português e linguagem de sinais.
Fontes:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Conselho Federal de Enfermagem
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)