“Saúde para Todos”: 07/4 – Dia Mundial da Saúde


 

Em 1948, países do mundo se uniram e fundaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a saúde, manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis – para que todos, em todos os lugares, possam atingir o mais alto nível de saúde e bem-estar.

Em 7 de abril de 2023, Dia Mundial da Saúde, a OMS celebrará seu 75º aniversário – uma oportunidade de relembrar os sucessos da saúde pública que melhoraram a qualidade de vida durante as últimas sete décadas. É também um momento para motivar ações para enfrentar os desafios de saúde de hoje e de amanhã.

Mensagens chave:

– A meta “Saúde para Todos” prevê que todas as pessoas tenham boa saúde para uma vida plena em um mundo pacífico, próspero e sustentável.
– O direito à saúde é um direito humano básico. Todos devem ter acesso aos serviços de saúde de que precisam, quando e onde precisam, sem dificuldades financeiras.
– 30% da população global não tem acesso a serviços essenciais de saúde.
– Quase dois bilhões de pessoas enfrentam gastos catastróficos ou empobrecedores com a saúde, com desigualdades significativas afetando aqueles nos ambientes mais vulneráveis.
– A cobertura universal de saúde oferece proteção financeira e acesso a serviços essenciais de qualidade, tira as pessoas da pobreza, promove o bem-estar de famílias e comunidades, protege contra crises de saúde pública e nos move em direção à meta “Saúde para Todos”.
– Para tornar a saúde para todos uma realidade, precisamos de: indivíduos e comunidades que tenham acesso a serviços de saúde de alta qualidade para que possam cuidar de sua própria saúde e de suas famílias; profissionais de saúde qualificados que prestam cuidados de qualidade centrados nas pessoas; e formuladores de políticas comprometidos em investir na cobertura universal de saúde.
– As evidências mostram que os sistemas de saúde alimentados por uma abordagem de atenção primária à saúde (APS) são a maneira mais eficaz e econômica de levar os serviços de saúde e bem-estar para mais perto das pessoas.
– A COVID-19 atrasou a jornada de todos os países rumo à “Saúde Para Todos”.
– A COVID-19 e outras emergências de saúde, crises humanitárias e climáticas concomitantes, restrições econômicas e guerra tornaram a jornada de todos os países para a “Saúde para Todos” mais urgente. Agora é a hora de os líderes agirem para cumprir seus compromissos de cobertura universal de saúde e de a sociedade civil responsabilizar os líderes.
– O progresso precisa ser acelerado para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à saúde sejam alcançados.

Mensagens-chave para os Estados Membros:

– Investir em sistemas de saúde fortes é fundamental para uma sociedade próspera. O aumento do financiamento público para a saúde e a redução dos custos diretos salvam vidas enquanto os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável avançam além da saúde.
– Sistemas de saúde fortes são necessários para oferecer cobertura universal de saúde e preparação para emergências.
– A cobertura universal de saúde é uma escolha política e social. Precisamos de liderança política forte e demanda pública.
– Ambientes de vida saudáveis podem transformar a vida das pessoas.
– A OMS recomenda aumentos nos “impostos de saúde” sobre tabaco, álcool, adição de açúcar e combustíveis fósseis. Esses impostos trazem receitas públicas muito necessárias.
– Entre 2023-2030, é projetado um déficit de 10 milhões de profissionais de saúde em todo o mundo. É necessário investimento em educação e geração de empregos para o setor saúde.

Pontos de ação:

– Mudança de economias impulsionadas pelo lucro e poluição para economias impulsionadas pela justiça e bem-estar.
– O sucesso deve ser medido pelo bem-estar das pessoas e ambientes saudáveis.
– Envolver e capacitar indivíduos, famílias e comunidades para maior participação social e melhor autocuidado em saúde. Assegurar a participação informada e ativa, com as pessoas no centro das decisões e resultados de saúde.
– Fortalecer os sistemas nacionais de saúde integrados usando uma abordagem de APS para fornecer serviços essenciais de qualidade com proteção financeira, com programação orientada para a equidade, sensível ao gênero e baseada em direitos para alcançar e envolver os mais necessitados e melhorar a saúde e o bem-estar de todas as pessoas em todas as idades.
– Permitir que atores não estatais participem do planejamento liderado pelo governo, revisões de progresso ou implementação para a cobertura universal de saúde.

Para a comemoração de 2023, foi organizado um diálogo de alto nível intitulado “Saúde para Todos: Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde para Construir Sistemas Resilientes”. O evento virtual, que será realizado na quarta-feira, 5 de abril, tem como objetivo promover a reflexão sobre as conquistas da saúde pública que melhoraram a qualidade de vida nas últimas décadas; promover as lições aprendidas, especialmente aquelas que surgiram no contexto da pandemia de COVID-19; e motivar ações para enfrentar os desafios de saúde de hoje e de amanhã.

 

Data: Quarta-feira, 5 de abril

Horário: 11h Horário da Costa Leste (EUA e Canadá)

Transmissão ao vivo na OPAS TV, nos idiomas: inglês, francês, espanhol, português e língua de sinais internacional.

 

Inscrições disponíveis aqui!

 

Fontes:

Organização Pan-Americana da Saúde
World Health Organization