Saúde sem Fronteiras é o mais novo programa do Conasems. Com uma forma inovadora de falar sobre saúde pública, a iniciativa traz diferentes perspectivas e reflexões sobre práticas internacionais, além de análises comparativas com a realidade do SUS. Especialistas de diversos países e instituições renomadas discutem questões de saúde que fazem parte da rotina de profissionais e gestores brasileiros.
Neste primeiro episódio, Samah Jabr, médica psiquiatra palestina, e Antônio Jorge, médico psiquiatra brasileiro, sanitarista e consultor do Conasems, debatem as limitações da visão do Ocidente sobre saúde mental e propõem um novo olhar que contemple as práticas socioculturais dos territórios no acolhimento de seus integrantes.
“A realidade política e social tem um papel muito importante no modelo biopsicossocial de saúde mental. Em lugares em que existe sofrimento político e social, uma economia fraca e repressão, o aspecto social é algo que precisamos prestar atenção e, se deixarmos de reconhecer este impacto, nós vamos acabar brincando com a biologia das pessoas por meio da medicação”, alerta a chefe da Unidade de Saúde Mental do Ministério da Saúde da Palestina e que atua no cuidado de pacientes que vivem na Jerusalém Oriental e na Cisjordânia.
“Essa visão do profissional de saúde enquanto agente transformador da realidade social ainda é vista de forma muito pontual e não como uma linha mestra de atuação. Isso demanda uma maior conscientização e uma leitura mais sofisticada do que é o sofrimento mental a partir das contradições sociais, mas já é um horizonte em construção. Talvez o que a gente precisasse vencer mais rapidamente é entender que muitas das soluções estão lá, no próprio território, e que isto deve fazer parte de nosso conjunto de atitudes terapêuticas, sendo também este o foco da 2ª geração da Reforma Psiquiátrica no Brasil”, pontua Antônio Jorge.
Saúde sem Fronteiras é uma série do Canal Mais Conasems que estreou dia 25/09/2024, às 18h, em todos os canais do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O programa está disponível no canal do Conasems no Youtube.
Fonte:
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)