Síndrome do Túnel do Carpo


 

Localizado entre a mão e o antebraço, o túnel do carpo é um canal estreito por onde passam o nervo mediano e os tendões responsáveis pelo movimento de dobrar os dedos e o punho. O nervo mediano controla a sensibilidade da palma dos dedos da mão (menos do dedo mínimo) e também manda impulsos para os músculos que mexem o polegar.

A síndrome ocorre quando esse nervo é comprimido dentro do túnel – isso pode acontecer em qualquer situação que diminua o tamanho do túnel ou aumente o volume dos tecidos que passam por dentro dele.

As principais causas são:

– Ao ficar muito tempo com o punho dobrado, diminui o espaço para o nervo, como, por exemplo, ao usar tablet, celular, computador, dirigir ou dormir com o punho dobrado.
– Movimentos repetitivos provocados por trabalhos manuais; por digitar ou tocar instrumentos musicais.
– Traumas como quedas e fraturas.
– Alterações hormonais como as que ocorrem na menopausa e na gravidez (geralmente desaparece ao fim da gestação).
– Outras doenças associadas são diabetes mellitus, artrite reumatoide, artrose,  doenças da tireoide.
– Má postura.
– Causas desconhecidas.

Sintomas:

– Um dos sintomas mais comuns é o formigamento na mão, que ocorre principalmente à noite.
– Pode haver dor que se irradia dos dedos até o ombro, com sensação de peso ou cansaço no antebraço.
– Sentir choques ao tocar no punho indica que o nervo está em sofrimento.
– Com o passar do tempo, o paciente apresenta falta de sensibilidade na ponta dos dedos (menos no dedo mínimo) e, em casos mais graves, enfraquecimentos da musculatura da base do dedo polegar, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar linha na agulha, segurar uma xícara, amarrar os sapatos, pegar objetos e até dificuldade de distinguir o quente do frio.

Tratamento:

O tratamento é definido pelo médico de acordo com o comprometimento causado pela doença. Se for leve, indica-se a imobilização do pulso e o uso de anti-inflamatórios. Se não houver melhora, pode ser necessário fazer aplicações de medicamentos dentro do canal do carpo. Se o paciente não melhorar após essas medidas, há a indicação de cirurgia.

Recomendações:

– Evitar atividades que provoquem o movimento de dobrar e esticar o punho.
– Procurar o médico se tiver sensação de formigamento nas mãos (problemas na tireoide e diabetes podem causar compressão nos nervos).
– Sentar-se corretamente apoiando braços e punhos ao usar o computador.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

 

Dica elaborada em agosto de 2024

 

Fontes:

Dr. Dráuzio Varela
Hospital Israelita Albert Einstein
Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO/MS)