ATENÇÃO À SAÚDE; PESSOAL DE SAÚDE; ENFERMAGEM
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GIL DE FRANCA, Eurípedes; ANDRADE PONTES, Maiary; CAVALCANTI COSTA, Gabriela Maria; SATIRO XAVIER DE FRANCA, Inácia. Dificuldades de profissionais na atenção à saúde da pessoa com surdez severa. Ciencia y enfermeria, Concepción, v. 22, n. 3, p. 107-116, set. 2016. Disponível em Scielo
Objetivo: Investigar as dificuldades de profissionais da saúde para a realização da consulta com a pessoa com surdez severa. Materiais e métodos: Estudo transversal, descritivo e qualitativo, realizado em março de 2011, na rede de atenção primária em saúde de Campina Grande – Paraíba. Utilizou-se um questionário estruturado, e 89 profissionais da saúde da Estratégia de Saúde da Família responderam sobre dificuldades para a consulta ao surdo. As respostas foram categorizadas por meio de Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Resultados: Dentre as dificuldades, destacaram-se: comunicação prejudicada, déficit na formação de recursos humanos para a consulta e reconhecimento das necessidades de saúde, infraestrutura inadequada para acolhimento e atendimento ao surdo, incerteza com relação aos cuidados em saúde prescritos na consulta e prejuízo da autonomia do paciente. Conclusão: Percebeu-se que a comunicação prejudicada constitui uma barreira para a promoção de saúde e que profissionais e unidades de saúde não estão capacitados para acolher e atender às necessidades de saúde da pessoa com surdez severa.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO; PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
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MONTEIRO, Rosa; SILVA, Daniele Nunes Henrique; RATNER, Carl. Surdez e Diagnóstico: narrativas de surdos adultos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, p. 1-7, 2016. Disponível em Scielo
Investigamos neste artigo o que os surdos narram sobre a descoberta de sua própria condição a partir do diagnóstico da surdez. Partimos de uma metodologia qualitativa, estruturada em forma de grupo focal composto por cinco surdos adultos pobres e conduzida por uma equipe multidisciplinar (pedagoga, psicóloga e intérprete de língua de sinais) ao longo de 2013 (Brasília, Brasil). Nos resultados, identificamos fragmentos narrativos reveladores de dois aspectos interdependentes sobre o impacto do diagnóstico da surdez na constituição do surdo: a) o efeito iatrogênico e b) o reposicionamento dramático das relações parentais após o diagnóstico. A conclusão aponta que, após a da descoberta da surdez, os participantes passam a ser vistos a partir do lugar da deficiência indesejada.