“Use seu coração para se conectar com a sua saúde”! 29/9 – Dia Mundial do Coração


 

A campanha mundial para 2021: “Use seu coração para se conectar com a sua saúde”, pretende aproveitar o poder da saúde digital para melhorar a conscientização, a prevenção e o manejo das doenças cardiovasculares (DCV) em todo o mundo.

As doenças cardiovasculares continuam sendo a causa de morte número um no mundo, resultando em 18,6 milhões de mortes por ano. As causas são variadas: desde tabagismo, diabetes, hipertensão e obesidade, até poluição do ar e condições menos comuns, como doença de Chagas e amiloidose cardíaca.

520 milhões de pessoas que vivem com DCV correm mais risco de desenvolver formas graves da COVID-19. Muitos desses pacientes têm medo de comparecer a consultas de rotina e de emergência e se isolam de amigos e familiares.

No Brasil, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país, números que podem estar sendo agravados pela pandemia da Covid-19.

O diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares nos mais jovens possibilita melhores tratamentos e controle mais rígido das doenças relacionadas ao coração, que podem se agravar ao longo dos anos se não forem corretamente tratadas. Apesar de as doenças do coração manifestarem-se, em sua grande maioria, na vida adulta, é na infância que o processo de aterosclerose tem seu início.

A prática de atividades físicas regulares e a redução do estresse, associadas ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação saudável, tendem a reduzir em 80% esses óbitos.

Como parte das comemorações da data, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), por meio de suas redes sociais, vai divulgar informações sobre prevenção fazendo referência ao slogan da campanha 2021: “Use seu coração para se conectar com a sua saúde”.

Serão postados vídeos informativos divididos em três eixos principais:

– Qualidade de Vida e Coração;
– Saúde Emocional/Burnout e Coração;
– Covid e Coração.

E no dia 29 de setembro, às 15h, a SBC e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) promovem o webinar “Saúde do Coração”. A ação está inserida no contexto da parceria entre as entidades para promover, em conjunto, a educação de equipes da atenção básica de saúde dos municípios, referenciando os temas relativos à prevenção das doenças cardiovasculares. A série de atividades Cuidando do Coração tem transmissão gratuita pelo canal do CONASEMS no YouTube.

 

Fontes:

Organização Pan-americana da Saúde
Sociedade Brasileira de Cardiologia
World Heart Federation