Webinar Proqualis Março 2023: 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente: NSP, PSP e Implementação de Práticas Seguras


 

Hipócrates (460 a 370 a.C.) cunhou o postulado ‘Primum non nocere’, que significa – primeiro não cause o dano. O pai da Medicina tinha a noção, desde essa época, que o cuidado poderia causar algum tipo de dano. Ao longo da história, outros personagens contribuíram com a melhoria da qualidade em saúde, como, por exemplo, Florence Nightingale, Ignaz Semmelweiss, Ernest Codman, Avedis Donabedian, John E. Wennberg, Archibald Leman Cochrane, entre outros. Por intermédio deles foi possível conhecer a importância da transmissão da infecção pelas mãos, da organização do cuidado, da criação de padrões de qualidade em saúde, da avaliação dos estabelecimentos de Saúde, da variabilidade clínica e da medicina baseada em evidência.

No Brasil, o Projeto de Avaliação de Desempenho de Sistemas de Saúde (Proadess), criado com o objetivo de propor uma metodologia de avaliação de desempenho para o País, considerou a segurança como um atributo do cuidado em saúde com qualidade e apresenta definições e indicadores para cada dimensão.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), segurança do paciente é reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

Em 2013 o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS/GM nº 529, com o objetivo geral de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, quer públicos, quer privados, de acordo com prioridade dada à segurança do paciente em estabelecimentos de saúde na agenda política dos estados-membros da OMS e na resolução aprovada durante a 57ª Assembleia Mundial da Saúde.

 

No dia 22/3, às 15 horas, o Proqualis/Fiocruz realizará o webinar ‘10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente: NSP, PSP e Implementação de Práticas Seguras’.

O evento será transmitido pelo canal do Proqualis no Youtube


Fontes
:

Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis)
Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente, 2013