Infertilidade é a dificuldade de um casal obter gravidez no período de um ano tendo relações sexuais sem o uso de nenhuma forma de anticoncepção. Estima-se que a infertilidade atinja 10% a 20% dos casais em idade reprodutiva, independentemente de suas origens étnicas ou sociais. Em aproximadamente 30% dos casos, a infertilidade é causada apenas por fatores masculinos.
Causas:
– criptorquidia (testículos que não desceram): malformação identificada no nascimento do menino, caracterizada pelo posicionamento incorreto do testículo, atrapalhando a produção de espermatozoides. O problema deve ser corrigido na infância para evitar a infertilidade;
– fatores genéticos;
– fatores hormonais;
– infecções, como prostatites, uretrites, infecções urinárias;
– obstrução do canal por onde passam os espermatozoides;
– varicocele (veias do testículo com dilatação anormal);
Outros fatores: radioterapia, quimioterapia, doenças neurológicas, diabetes, traumas testiculares, drogas, doenças sexualmente transmissíveis.
Tratamento:
Identificada a causa e o grau da infertilidade, as possibilidades de tratamento serão avaliadas pelo médico. Se o problema for provocado por infecção, esta deverá ser tratada. Se os hormônios estiverem desregulados, o primeiro passo será sua estabilização. Se o tratamento não for efetivo, os métodos de reprodução assistida (inseminação artificial e fertilização in vitro) têm obtido ótimos resultados.
IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Dica elaborada em outubro de 2.014.