02/7 – Dia do Hospital


 

Do latim ‘hospitalis’, que significa hospitalidade, acolhimento, hospital pode ser definido como “a parte integrante de uma organização médica e social cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar.

Constitui-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente. ”

Muitos estudiosos acreditam que os primeiros locais semelhantes a hospitais surgiram na Antiguidade com o objetivo principal de cuidar de feridos de guerra. As doenças da população civil eram normalmente tratadas em casa, com médicos que se deslocavam até os pacientes e não o contrário, como é mais comum na atualidade.

Pinturas que datam de 2900 a.C. já retratavam locais em que se tratavam dos guerreiros, mostrando que a necessidade de um espaço de cura e de descanso sempre existiu e apenas foi se acentuando com o tempo e as necessidades de saúde do ser humano.

Acredita-se, porém, que o conceito de hospital se espalhou pelo mundo a partir da expansão do cristianismo. Estes primeiros espaços ofereciam abrigo e assistência tanto para os que se encontravam enfermos, como para aqueles que peregrinavam ou não tinham o que comer.

Daí em diante pode-se perceber uma mudança importantíssima no conceito de “espaço de cura” que se tinha até então: o hospital passou a ser um lugar mais humanístico e comunitário do que era antes.

A data foi instituída pelo Decreto nº 50.871/1961 a fim de que seja comemorada a criação dos hospitais no Brasil e, ainda, dar um sentido de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados pelas instituições hospitalares do País.

O Dia do Hospital é, ainda, uma forma de conscientizar sobre a relevância dessas estruturas para toda a sociedade e as maneiras de melhorar o atendimento, a fim de que essas instituições consigam atender às necessidades da população, bem como de homenagear os profissionais que trabalham na área da saúde.

Celebra-se em 2 de julho para homenagear a data de inauguração do atual prédio da Santa Casa da Misericórdia de Santos em 1945, cuja construção foi iniciada em 1542 e é considerado o mais antigo hospital brasileiro.

 

Fontes:

Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE)
Conselho Regional de Fonoaudiologia – 1a. região
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP)
Santa Casa da Misericórdia de Santos