OPAS e Unitaid lançam parceria para ampliar os esforços regionais e nacionais de eliminação da transmissão vertical da doença de Chagas


 

A doença de Chagas é uma enfermidade tropical negligenciada e endêmica na América Latina, onde mata mais pessoas do que qualquer outra infecção transmitida por parasitas. É causada, principalmente, por um triatomíneo que se alimenta de sangue, mas também pode ser transmitida de mãe para filho durante a gravidez.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de um milhão de mulheres em idade fértil estejam infectadas, resultando em até 15.000 bebês nascidos com a doença a cada ano.

A luta contra a doença de Chagas é dificultada por vários fatores, incluindo seus múltiplos meios de transmissão, através de picadas de insetos, mas também pelo sangue de uma pessoa afetada ou mesmo pelo consumo de alimentos contaminados. Também é amplamente assintomática, fazendo com que as pessoas afetadas fiquem sem atendimento médico até desenvolver infecção crônica, que é mais difícil de tratar. A falta de ferramentas de diagnóstico eficientes, o tratamento longo e difícil e as lacunas nas políticas e no financiamento representam desafios adicionais.

“A doença de Chagas representa um fardo significativo para mais de 6 milhões de pessoas em 20 países endêmicos das Américas, muitos deles mulheres e recém-nascidos”, disse a Dra. Carissa F. Etienne, Diretora da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). “Com essa parceria, esperamos fomentar e acelerar investimentos e compromissos para que todas as crianças, em toda a região, nasçam livres de Chagas e as mães que vivem com a doença recebam o tratamento que necessitam”.

A OPAS fornecerá conhecimentos técnicos para apoiar os países e instituições do projeto Comunidades Unidas para Inovação, Desenvolvimento e Atenção para a doença de Chagas (CUIDA Chagas), a saber, Bolívia, Brasil, Colômbia e Paraguai. O objetivo é desenvolver melhores formas de interromper a transmissão da doença de mãe para filho e compartilhar os principais aprendizados e avanços para beneficiar toda a região.

A parceria entre a OPAS e a Unitaid terá duração de cinco anos e o valor de US$ 2,6 milhões e objetiva ampliar os esforços regionais e nacionais para eliminar a transmissão vertical da doença de Chagas.


Fonte
:

Organização Pan-americana de Saúde