“28 dias, tempo de cuidar e amar”: campanha sobre a importância do cuidado de recém-nascidos nos primeiros 28 dias de vida


 

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por meio de seu Centro Latino-Americano de Perinatologia (CLAP), lançou em 1º/02 uma campanha para conscientizar e promover um cuidado de qualidade dos recém-nascidos durante os primeiros 28 dias de vida, período em que correm maior risco de morrer.

A campanha “28 dias, tempo de cuidar e amar” busca aumentar os conhecimentos, habilidades e autoconfiança de mães, pais, familiares e cuidadores de recém-nascidos, e também conscientizar profissionais de saúde sobre a importância das boas práticas de cuidado para reduzir a mortalidade neonatal.

Entre essas práticas estão o contato pele a pele, o aleitamento materno exclusivo, a manutenção do cordão umbilical limpo e seco e administração de vitamina K ao nascer, entre outras.

As metas da campanha pretendem alertar sobre a importância da prestação de cuidados de qualidade, contribuir para a redução da taxa de mortalidade neonatal e conscientizar sobre a necessidade de atuação em situações que requeiram intervenções específicas.

Na América Latina e no Caribe, 7 em cada mil crianças não chegam ao primeiro mês de vida, uma taxa que varia de 1,7 em Aruba e 2,3 em Cuba, 18 na República Dominicana e 32 no Haiti.

255 bebês morrem diariamente e essas mortes correspondem a quase metade de todas as que ocorrem no primeiro ano de vida – a maioria por causas evitáveis.

Como parte da campanha, a OPAS compartilhará diariamente, por 28 dias, um mensagem-chave e testemunhos relacionados ao cuidado de recém-nascidos.

A OPAS também lançará um aplicativo com informações direcionadas a mães, pais, famílias, cuidadores e profissionais de saúde com dicas sobre cuidados com bebês. A Organização também disponibilizará aos países um documento com 10 diretrizes técnicas destinadas aos tomadores de decisão para implementar políticas que melhorem a saúde dos recém-nascidos na região das Américas.

Fonte:

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)