Saúde é desenvolvimento: o Complexo Econômico-Industrial da Saúde como opção estratégica nacional é tema de novo livro digital do CEE-Fiocruz


 

O livro digital Saúde é desenvolvimento: o Complexo Econômico-Industrial da Saúde como opção estratégica nacional será lançado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) no dia 07/12/2022, às 14h, no Auditório NAPA, de Bio-Manguinhos, de forma presencial.

Com prefácio da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima – que estará presente no lançamento – a obra reúne 15 artigos de diferentes autores, resultantes de pesquisa elaborada em parceria com Unicamp, UFRJ, UFF e mais de dez diferentes instituições. Os textos apontam a importância de uma base econômica e produtiva para o Estado de Bem-Estar, o acesso universal à saúde e a redução da vulnerabilidade do SUS. “Ao final de cada artigo, os autores apontam proposições para o avanço das políticas públicas capazes de fortalecer o CEIS no país”, destaca o coordenador do CEE e coordenador-geral do livro, Carlos Gadelha.

Com linguagem clara e sem tecnicidade, o livro busca um diálogo com a sociedade, ao apontar, entre outros aspectos, que a base produtiva e tecnológica em saúde (CEIS) no Brasil não tem acompanhado as crescentes necessidades de saúde da população, refletindo-se “na desigualdade e na segmentação do acesso aos bens e serviços em saúde” e, consequentemente, gerando obstáculos à expansão do SUS.

Entre as propostas, os pesquisadores indicam que o país deve aproveitar os novos paradigmas tecnológicos em curso, propiciados pela Revolução 4.0, com suas novas formas de produção do conhecimento, calcadas na transdisciplinaridade e orientadas aos desafios da saúde e da sustentabilidade, para estruturar um novo padrão de desenvolvimento, reforçando a centralidade da CT&I para economia, bem-estar e sustentabilidade. Nesse novo modelo de desenvolvimento a economia estará a serviço da vida.

 

Fonte:

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)