A melhor escolha é não fumar! 29/8 – Dia Nacional de Combate ao Fumo


 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei nº 7488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Em 2021, a campanha “Comprometa-se a parar de fumar” continua. Ainda enfrentamos a Covid-19 e o tabagismo se mostrou fator de risco para o aumento de contaminação e para o possível agravamento de sintomas da doença em fumantes. Por isso, parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos.

Os materiais desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, destacam a importância de protegermos a saúde de crianças, jovens e adolescentes. Eles são alvo de estratégias de venda para que possam se tornar um mercado repositor de novos consumidores, já que o consumo de tabaco mata mais da metade de seus usuários.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para ajudar você a parar de fumar. Busque uma unidade próxima à sua residência.

Parar de fumar é uma grande decisão, dizer não ao tabaco é a melhor escolha.


Conheça os materiais disponíveis para a campanha
:

– Abordagem breve/mínima/básica na cessação do tabagismo: cartilha com orientações para o profissional de saúde sobre como abordar e orientar o paciente a parar de fumar;

– Card para redes sociais: cringe mesmo é fumar: Campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo 2021

– Cartaz: em que mundo você vive?

 

Fonte:

Instituto Nacional do Câncer (INCA)