28/8 – Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento


 

Escalpelar é o ato de cortar ou rasgar uma parte do couro cabeludo humano. Nos rios da região amazônica os escalpelamentos se tornaram um problema de saúde pública.

Escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do couro cabeludo (escalpo). Esse grave acidente costuma ocorrer em embarcações de pequeno porte, conhecidas como “voadoras”, durante a pesca artesanal ou o transporte para a escola, o trabalho ou outros locais, quando, por descuido, os cabelos compridos, em sua maioria de mulheres e meninas, se enrolam nos eixos e partes móveis dos motores, causando o arrancamento parcial ou total do couro cabeludo.

Em muitos casos, as vítimas têm orelhas, sobrancelhas, pálpebras e parte do rosto e pescoço arrancados, o que causa grave deformação e pode levar a morte.

Segundo dados da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), 93% dos casos de escalpelamento da região amazônica têm as mulheres como vítimas. Destas, 65% são crianças, 30% adultos e 5% idosos. O índice sinaliza sobre questões culturais que precisam ser repensadas.

Como forma de conscientizar sobre esse tipo de acidente, a Lei nº 12.199/2.010 instituiu a data de 28 de agosto como Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.

Os graves acidentes podem ser evitados com uma medida preventiva simples, por meio da proteção adequada dos eixos de motores de embarcações. O item, assim como a instalação, é disponibilizado gratuitamente pela Marinha.

A Lei 11.970/2009 obriga a instalação de uma cobertura nas partes móveis dos motores das embarcações para proteger os ocupantes. A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, oferece e instala gratuitamente a proteção do motor.

Como medidas preventivas, recomenda-se aos usuários de embarcações:

– nunca armar rede ou sentar de cabelos soltos perto do motor;
– prender os cabelos, colocando boné ou chapéu;
– evitar usar colares ou cordões;
– manter as crianças sempre junto dos pais ou responsáveis.

O trauma por escalpelamento acarreta em suas vítimas sequelas físicas e funcionais e deformidades estéticas irreparáveis.

O longo tratamento consiste em cirurgia plástica reparadora e implante capilar, além de acompanhamento psicológico.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou projeto que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer tratamento gratuito imediato, incluindo cirurgias reparadoras e atendimento psicológico, para as vítimas desse tipo de acidente.

 

Fontes:

 

CARVALHO, Sinelma da Silva; OLIVEIRA, Cléber Alexandre de. A importância do tratamento fisioterapêutico no processo de reabilitação dos escalpelados. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 3, n. 6, 2016

Federação Médica Brasileira

Rádio Universidade da Amazônia

Telessaúde São Paulo