“Agir está em suas mãos” : 12/10 – Dia Mundial da Artrite


 

O Dia Mundial da Artrite é uma campanha global iniciada em 1996 com o objetivo de aumentar a conscientização, mundialmente e para todos os públicos, sobre a existência e o impacto debilitante das doenças reumáticas e musculoesqueléticas (DRMs).

As DRMs estão entre as doenças não transmissíveis mais prevalentes, incapacitantes e onerosas, porém, permanecem amplamente desconhecidas e não abordadas, apesar de sua gravidade e prevalência.

 

Artrite é uma doença de natureza inflamatória, crônica e progressiva, que acomete cerca de dois milhões de brasileiros, em especial mulheres. Se não tratada, pode provocar dor, rigidez e inchaço nas articulações, deformidades nos pés e mãos e desgaste nas cartilagens e nos ossos.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem fazer a diferença para que os pacientes tenham uma vida produtiva e com qualidade.

As causas da artrite reumatoide não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais podem desempenhar papel importante em seu surgimento. Atinge mais mulheres do que homens e geralmente é diagnosticada por volta dos 40 anos, quando a/o paciente está no auge de sua fase produtiva, o que impõe várias limitações para suas atividades diárias.

Os sintomas mais comuns incluem dor e inchaço nas juntas, começando, geralmente, pelas pequenas articulações das mãos e pés. Com o passar do tempo, pode acometer as articulações maiores, de joelhos, quadris, tornozelos. Considerada doença sistêmica, pode afetar outros órgãos, incluindo coração, pulmão, pele e vasos sanguíneos.

Embora não tenha cura, a artrite reumatoide tem tratamento e pode ser controlada (com minimização e remissão dos sintomas), por meio de medicamentos de uso contínuo, que reduzem a atividade inflamatória característica da doença. A terapia medicamentosa pode ser complementada por dieta nutricional equilibrada, exercícios físicos e fisioterapia.

A fisioterapia e a terapia ocupacional contribuem para que o paciente possa continuar a exercer as atividades da vida diária.

A proteção articular deve garantir o fortalecimento da musculatura periarticular e adequado programa de flexibilidade, evitando o excesso de movimento.  O condicionamento físico, envolvendo atividade aeróbica, exercícios resistidos, alongamento e relaxamento, deve ser estimulado, observando-se os critérios de tolerância de cada paciente.

 

Neste 12 de outubro de 2022, 19:00-20:15 CEST / 18:00-19:15 BST, a European Alliance of Associations for Rheumatology (EULAR), entidade responsável pelas atividades da campanha, convida para o Webinar do Dia Mundial da Artrite, intitulado ‘Reumatologia invisível – Por que estamos enfrentando escassez e atrasos e como podemos mudar isso?’

O evento visa analisar a situação atual dos cuidados reumatológicos e discutir sobre estratégias que mostrem aos principais tomadores de decisão que a reumatologia é um campo interessante e essencial da medicina.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui!

 

Fontes:

European Alliance of Associations for Rheumatology (EULAR)
Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos/Fiocruz (BioManguinhos)
Sociedade Brasileira de Reumatologia