“Ame seus olhos”: 2ª quinta-feira do mês é Dia Mundial da Visão


 

Quase todas as pessoas no planeta terão problemas de saúde ocular durante a vida e mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a serviços para cuidar da visão.

Comemorado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão foi instituído pela International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB).

Para abordar o panorama geral em nível nacional e global, precisamos estar cientes de nossa própria saúde ocular, por isso, o tema definido para 2021 é “Ame seus olhos”.

Amar seus olhos tem a ver com estar ciente da sua saúde ocular e, se possível, fazer um teste de visão ou ainda, recomendar que outros façam o mesmo.

Os 4 ‘P’s para amar seus olhos:

Neste Dia Mundial, descubra o que você precisa fazer para prevenir a perda de visão, para proteger, preservar e priorizar sua visão.

A adoção de um estilo de vida saudável pode PREVENIR muitas doenças oculares;

É igualmente importante PROTEGER e PRESERVAR a saúde de seus olhos. O risco varia de luz solar intensa, acidentes de trabalho e a exposição prolongada a telas em casa;

PLANEJAR e fazer um exame oftalmológico abrangente e regular garantirá que seu oftalmologista obtenha um histórico médico e familiar detalhado para entender seus fatores de risco, verificar sua visão e saúde ocular.

Certifique-se de que os exames oftalmológicos façam parte do seu exame médico de rotina!

Priorize a saúde ocular e considere “Amar seus olhos” como uma missão de vida e, também, eduque sua família, entes queridos e comunidade sobre a importância dos olhos e da visão.

Os principais objetivos da campanha mundial são:

– aumentar a conscientização pública sobre a cegueira e a deficiência visual como grandes problemas de saúde pública global;
– influenciar governos/ministros da saúde a participarem e designarem fundos para programas de prevenção nacional da cegueira;
– educar o público sobre a prevenção da cegueira.

Estima-se que atualmente existam cerca de 40 milhões de cegos no mundo e outros 220 milhões de deficientes visuais.

No Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam não ser, se tivessem recebido tratamento precocemente.

A Classificação Internacional de Doenças – versão 10 (CID 10) estabelece quatro níveis de função visual:

– visão normal;
– deficiência visual moderada;
– deficiência visual grave;
– cegueira.

Essa classificação estabelece duas escalas oftalmológicas como parâmetros para avaliar a deficiência visual: a acuidade visual (capacidade de reconhecer determinado objeto a determinada distância) e campo visual (amplitude da área alcançada pela visão).

São consideradas cegas não apenas as pessoas que apresentam incapacidade total para ver, mas também todas aquelas nas quais o prejuízo da visão se encontra em níveis incapacitantes para o exercício de tarefas rotineiras, apesar de possuírem certos graus de visão residual.


Fontes
:

Conselho Brasileiro de Oftalmologia
International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB)
Sociedade Brasileira de Glaucoma