Comitê Consultivo


O papel de Comitê Consultivo da BVS MS foi delegado ao Conselho Editorial do Ministério da Saúde – Coned, em sete de julho de 2005 por meio da Portaria MS/SE nº. 289. Cabe a ele definir prioridades, estratégias e mecanismos de atuação, de acordo com as características nacionais e locais, definir os critérios de qualidade para as fontes de informação e validá-las, avaliar os conteúdos integrados ou referenciados no site, garantir o depósito legal das publicações em formato digital na BVS MS, contribuir para o aperfeiçoamento dos conteúdos produzidos e da indexação (função do Bibliotecário de atribuir um ou mais assuntos a determinado registro de dados de forma a facilitar a recuperação por meio de sistemas informatizados) das fontes de informação dentre outras.

O Coned foi constituído pela Portaria MS/GM nº. 1722,  de dois de setembro de 2003 e assumiu as atribuições de Comitê Consultivo da BVS MS a partir de julho de 2005. É formado por representantes de cada uma das secretarias técnicas do MS, além da Coordenação-Geral de Documentação e Informação, Consultoria Jurídica, Assessoria de Comunicação Social, Datasus, Fiocruz, Anvisa, Hemobras, ANS e Funasa.

A atuação do Coned está pautada na homologação de projetos e serviços prestados pela BVS MS, a fim de garantir a gestão da informação institucional, garantir maior representatividade à produção literária, democratizar o acesso à informação em saúde, além de estimular e apoiar a participação das instituições federais do SUS na Rede de Bibliotecas Virtuais em Saúde.