Conheça a Biblioteca


A Biblioteca Ministério da Saúde é uma biblioteca institucional especializada em Saúde, fundada em 1953, mesmo ano de criação do Ministério da Saúde. Em 2001, passou por uma reforma em suas instalações físicas sendo reinaugurada em 31 de outubro do mesmo ano proporcionando maior conforto para o usuário.

Tem como missão prestar serviços de coleta, pesquisa e informação na área de saúde pública, ciências médicas e áreas afins, mantendo intercâmbio com redes de informações nacionais e internacionais, bem como disponibilizar o acesso à informação produzida pelo Ministério da Saúde.

Seu público alvo é formado por servidores e colaboradores do Ministério da Saúde, gestores, profissionais, conselheiros, pesquisadores, estudantes e trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

Serviços Oferecidos

Comutação bibliográfica

A Comutação bibliográfica permite o envio de artigos de periódicos técnico-científicos na área de saúde, disponíveis nos acervos de instituições nacionais e internacionais. 

São atendidas até 30 referências bibliográficas por usuário, por mês, que são enviadas via e-mail. Entretanto, para o sucesso na busca dos artigos é fundamental que a solicitação contenha a referência completa dos documentos: autor, título do artigo, título da revista, volume, número, paginação e ano, e que estejam digitadas no corpo do texto enviado. 

O prazo para atendimento é de até 30 dias e o serviço é gratuito. 

Contatos: (61) 3315-2965 E-mail: bibcomut@saude.gov.br

Pesquisa no Sistema Saúde Legis

Sistema de Legislação do MS, disponibiliza acesso público a legislação do setor saúde. Reúne atos normativos do Sistema Único de Saúde (SUS), na esfera federal. O acesso é feito por meio da página principal no item Legislação, ou clicando aqui.

Terminais para acesso à internet e pesquisa científica

Computadores com acesso à internet disponíveis no Espaço João Yunes para todo cidadão. Não é permitido imprimir nesses terminais.

Acesso a rede Wireless

A Biblioteca MS oferece acesso à internet por meio da rede sem fio. Para se conectar, o próprio usuário deve habilitar o equipamento conforme orientação disponível na configuração.

Espaço João Yunes

O Espaço João Yunes é um local para leitura e estudo, que disponibiliza cabines individuais, mesas, poltronas e computadores com acesso à internet; garantindo privacidade e conforto aos usuários. Qualquer pessoa pode utilizar os computadores do espaço. Para os que preferem utilizar seus próprios equipamentos eletrônicos, na Biblioteca é possível acessar gratuitamente a rede de internet wireless do Ministério (MS_visitantes).

Galeria dos Ministros

A Galeria de Ministros do Ministério da Saúde (MS) destina-se a preservar a memória do MS e tornar as informações de interesse histórico disponíveis ao público. A Galeria pode ser acessada virtualmente.

Painel de Athos Bulcão

Relevo em madeira, com pintura em laca nas cores mostarda e marrom, medindo 280 x 576 cm, localiza-se no espaço João Yunes. O painel, foi criado pelo artista plástico Athos Bulcão e instalado no ano de 2002 durante a reforma das instalações. Divide a área pública da área administrativa da biblioteca. Em 2010 foi inserido no circuito turístico de Brasília, por meio do Projeto Formas, Volumes e Texturas, que tem como objetivo a inclusão social das pessoas com deficiência visual. Veja algumas fotos do painel na Galeria de imagens da Fundação Athos Bulcão.

Acervo

Possui aproximadamente 100 mil volumes organizados por:

Livros e folhetos

Publicações bibliográficas produzidas pela Editora do Ministério da Saúde e editoras comerciais.

Obras de referência

Dicionários, enciclopédias, atlas, manuais, guias, anuários, etc (apenas para consulta local).

Periódicos

Jornais, boletins, revistas de caráter técnico-científico ou informativo, produzidos pelo Ministério da Saúde e suas entidades vinculadas ou em parceria com instituições afins.

Materiais iconográficos

Cartazes, folderes, filipetas e outros materiais que tenham como suporte o papel, utilizados para a divulgação de campanhas e eventos realizados pelo Ministério da Saúde e entidades vinculadas.

Material audiovisual

Documentos em CD-ROM, disquete, DVD, CD e fitas VHS.

Publicações Digitais

Publicações disponíveis em meio eletrônico nos formatos PDF(formato de documento portátil), EPUB(formato de arquivo digital específico para livros eletrônicos) e stream de vídeo (possibilita a visualização do vídeo pela internet sob demanda sem necessidade de salvar o arquivo para posterior visualização).

Consulta ao Acervo 

Qualquer pessoa pode consultar o acervo bibliográfico, basta solicitar à equipe de atendimento. O acesso direto ao acervo físico não é permitido porque as estantes são eletrônicas, só podendo ser operadas por funcionários treinados. Quando o usuário quer consultar um título, o profissional do atendimento pega o exemplar e leva até ele. No entanto, é possível realizar a pesquisa online no acervo por meio do site da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS), onde diversos títulos estão disponíveis em texto completo. Acesse em http://bvsms.saude.gov.br/.

A Biblioteca também oferece o serviço de pesquisa bibliográfica, uma pesquisa mais aprofundada na área de saúde, feita sob encomenda, para atender a uma necessidade de informação específica do usuário. O serviço é feito por um bibliotecário, o profissional preparado para buscar a informação em todas as fontes onde ela possa estar disponível. A pesquisa bibliográfica ultrapassa, portanto, os limites do acervo da Biblioteca MS e vai procurar a informação em outras instituições e bases de dados. Contato via e-mail: bibreferencia@saude.gov.br

O empréstimo de obras bibliográficas em formato físico é restrito aos servidores, consultores, bolsistas e terceirizados do Ministério da Saúde cadastrados na biblioteca. Podem ser emprestados livros e folhetos da coleção Acervo Geral, por 15 dias consecutivos, com limite de até 3 títulos. Periódicos e materiais especiais não podem ser emprestados, estando disponíveis apenas para consulta local.

É feita desde que o título não esteja reservado ou em atraso. Pode ser solicitada por telefone, por e-mail ou pessoalmente.

Pode ser feita presencialmente, por telefone ou e-mail. O material pode ficar reservado por até 1 dia útil.

Toda pessoa pode fazer a devolução de obra emprestada e o material deve ser entregue à equipe de atendimento da Biblioteca.

A Biblioteca aplica a penalidade de um dia de suspensão por dia de atraso na devolução. Em caso de perda, extravio ou dano o usuário deverá repor obra igual ou equivalente, indicada pelo bibliotecário responsável. É considerada perdida ou extraviada a obra que não for devolvida após 30 dias da data de devolução.

A Biblioteca do MS participa de redes de empréstimo entre bibliotecas, possibilitando a disponibilização e solicitação de publicações cujos assuntos estão fora do escopo da Política de Desenvolvimento de Coleções, que tem como foco a área de saúde pública. O usuário cadastrado deve solicitar à equipe de atendimento o título de seu interesse para que seja verificada a disponibilidade junto à biblioteca cooperante.

Emissão de Nada Consta

A Biblioteca expede a declaração de Nada Consta aos servidores do MS, para fins de desligamento da instituição.  Para isso, o solicitante deverá apresentar documento de identidade com foto e número de matrícula no balcão de atendimento.

Doações e Depósito Legal

Biblioteca MS é o repositório da história do Ministério da Saúde (MS). A regra do Depósito Legal (Portaria GM nº 586/1979) diz que ela deve receber e guardar toda a produção técnico-científica do MS e instituições vinculadas, sendo a depositária fiel desse material.

Funciona assim: sempre que uma área técnica do Ministério ou das instituições a ele vinculadas produz uma publicação, seja livro, revista, vídeo, cartaz, folder, DVD ou materiais diversos, pelo menos dois exemplares têm que ser entregues à biblioteca. Um vai para o Acervo Geral e o outro para a Memória Técnica, verdadeira fonte histórica da saúde no Brasil. As publicações do Acervo Geral são constantemente revistas e atualizadas, já que atendem à demanda por informações em saúde atuais e confiáveis. Já os exemplares da Memória Técnica devem ser sempre mantidos, pois mostram a evolução da saúde no País ao longo dos anos.

Das 8h às 18h, em dias úteis.

Ministério da Saúde – Esplanada dos Ministérios, Bloco G. CEP: 70058-900 – Brasília/DF.

Telefones: +55(61) 3315-2410  /  3315-2280