Desinformação: pesquisadores lançam guia para profissionais de saúde


 

Elaborado por um consórcio de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Fiocruz e de três Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI) – foi lançado o guia “Desinformação sobre saúde: vamos enfrentar esse problema? ”, voltado para profissionais de saúde. A publicação tem como objetivo preparar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para o diálogo com os usuários sobre temas controversos e com potencial de impactar o bem-estar da sociedade.

A publicação chama a atenção para conteúdos nocivos à saúde da população que circulam em grupos de WhatsApp e nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Tik Tok e YouTube. Por exemplo: falsos medicamentos, campanhas contra as vacinas, tratamentos milagrosos sem comprovação científica e receitas mágicas para emagrecer. O guia traz uma curadoria de cursos de educação midiática, indica espaços para checagem de informação de notícias sobre saúde e sugere uma lista de fontes confiáveis acerca da temática.

O ‘Guia para Profissionais de Saúde: desinformação sobre saúde: vamos enfrentar esse problema?’ pode ser baixado gratuitamente!

 

Fonte:

Agência Fiocruz de Notícias