“Diagnóstico precoce e cuidado ao longo da vida”: 14/4 – Dia Mundial da Doença de Chagas


 

Com o objetivo primordial de aumentar a conscientização sobre a Doença de Chagas entre legisladores, profissionais de saúde e o público, foi instituído, em 2019 e comemorado pela 1ª. vez em 2020, o “Dia Mundial da Doença de Chagas”.

Além de alertar sobre a importância do acesso ao diagnóstico precoce, ao tratamento e ao acompanhamento abrangente, a data lembra que a doença é negligenciada por receber pouca atenção na agenda de saúde pública global.

É uma enfermidade endêmica em 21 países na região das Américas. No entanto, 17 destes países interromperam com sucesso a transmissão por vetores nos lares, resultando numa queda significativa no número de mortes anuais, de cerca de 45.000 em 1990 para 10.000 hoje.

Adicionalmente, a população exposta a esses insetos diminuiu de aproximadamente 100 milhões para 70 milhões nos últimos 30 anos. Apesar destes esforços, 6 milhões de pessoas estão ainda infectados, e cerca de 30.000 novos casos são notificados a cada ano devido a todas as formas de transmissão, causando aproximadamente 12.000 mortes anualmente.

O tema da campanha de 2024: “Diagnóstico precoce e cuidado ao longo da vida”, traz como mensagens-chave:

– Diagnóstico precoce: sensibilizar os pacientes, as suas famílias e os profissionais de saúde sobre a necessidade de um diagnóstico precoce (oportuno) e de um acompanhamento ao longo da vida das pessoas afetadas pela doença. Diagnóstico precoce, rastreio e tratamento de meninas e mulheres em idade fértil, juntamente com a triagem de recém-nascidos de mães infectadas é essencial para impedir a transmissão congênita transplacentária da infecção.

– Tratamento abrangente: a doença pode ser curada se o tratamento for administrado na fase aguda, logo após ocorrer a infecção inicial, ou quando administrado em crianças. Na fase crônica em adultos, o tratamento antiparasitário pode melhorar a progressão do quadro.

– Acompanhamento: o paciente portador de infecção crônica deve ser acompanhado pelo sistema de saúde ao longo de toda a vida.

Todos esses objetivos orientam as estratégias e ações da campanha para o Dia Mundial da Doença de Chagas de 2024, com o objetivo final de reduzir o ônus dessa doença negligenciada e melhorar a vida das pessoas afetadas. É enfatizada a necessidade de uma abordagem coordenada e colaborativa em escala global, envolvendo todos os segmentos da sociedade. Somente por meio de esforços coordenados será  possível alcançar os objetivos de minorar o sofrimento dos afetados, melhorar a qualidade de vida desses milhões de indivíduos em todo o mundo e reduzir a incidência e a prevalência da doença.

 

A doença de Chagas ou Tripanossomíase americana é uma doença parasitária, potencialmente fatal, causada pelo microrganismo Trypanosoma cruzi, transmitida aos humanos por insetos – conhecidos como barbeiros, percevejos, chirimachas – por transfusão de sangue ou transplante de órgãos, pelo consumo de alimentos contaminados e durante a gravidez e o parto.

O nome Trypanosoma cruzi foi dado ao parasita por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz.

A transmissão ocorre nas seguintes condições:

– Contato com fezes de parasitos infectados, após picada pelo inseto barbeiro;
– Ingestão de alimentos contaminados com parasitos;
– Transmissão de parasitos de mulheres infectadas para seus bebês, durante a gravidez ou o parto;
– Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios;
– Acidentalmente, pelo contato da pele ferida ou de mucosas, com material contaminado.

Na fase aguda, os principais sintomas são:

– Febre prolongada (mais de 7 dias);
– Dor de cabeça;
– Fraqueza intensa;
– Inchaço no rosto e pernas.

Na fase crônica, a maioria dos casos não apresenta sintomas, porém algumas pessoas podem apresentar:

– Problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca;
– Problemas digestivos, como megacolon e megaesôfago.

Tratamento:

O tratamento da doença de Chagas deve ser indicado e acompanhado por um médico, após a confirmação da doença. Os medicamentos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, gratuitamente.

Prevenção:

A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada ao modo de transmissão.

– Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da aplicação de inseticidas residuais, feita por equipe técnica habilitada.
– Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.
– Recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.) durante a realização de atividades noturnas em áreas de mata.
– Para prevenir a transmissão oral, devem ser intensificadas as ações de vigilância sanitária e inspeção, em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos suscetíveis à contaminação, com especial atenção ao local de manipulação de alimentos, devendo ser realizadas ações de capacitação para manipuladores de alimentos e de profissionais de informação, educação e comunicação.

O reconhecimento de que a doença de Chagas está intimamente ligada à pobreza, habitações precárias e falta de acesso a serviços de saúde torna crucial abordar esses determinantes sociais e econômicos para controlar efetivamente a doença, o que é possível quando se reconhece a importância da colaboração multissetorial entre governos, organizações não governamentais, instituições de pesquisa, setor privado e sociedade civil organizada para enfrentar, efetivamente, os desafios relacionados à doença.

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Doença de Chagas 2024, será realizada no dia 19 de abril, às 14 horas, a Roda de Conversa “Saúde Única como Abordagem à doença de Chagas. ”

O evento será transmitido pelo canal do YouTube da Fiocruz Minas e contará com a apresentação de diversas palestras que enriquecerão a discussão sobre o tema.

Para acompanhar e participar do encontro clique aqui!

 

Fontes:

Dr. Dráuzio Varella
Fundação Oswaldo Cruz
Ministério da Saúde
Organização Mundial de Saúde (OMS)
Organização Pan-americana de Saúde (OPAS)
Sociedade Brasileira de Medicina Tropical