“Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”: 08/3 – Dia Internacional da Mulher


 

O Dia Internacional da Mulher deste ano ocorre no contexto da pandemia global em andamento e das novas tensões emergentes, mas também, em um mundo que tenta desesperadamente emergir do impacto dessa pandemia e se concentrar novamente em outras questões globais urgentes e críticas, como as mudanças climáticas.

Expandindo-se para o foco crescente das mudanças climáticas na esfera política e pública, reforçado pela Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), o Dia Internacional da Mulher 2022 quer reconhecer e celebrar a contribuição de mulheres e meninas que lideram a mudança para um ambiente mais sustentável e resiliente ao clima, em todo o mundo.

Este ano é fundamental para alcançar a igualdade de gênero no contexto das mudanças climáticas e da redução do risco ambiental e de desastres, que são alguns dos maiores desafios globais do século XXI. Sem igualdade de gênero hoje, um futuro sustentável e um futuro igualitário permanecerão fora de nosso alcance.

Apesar das crescentes evidências sobre a correlação vital entre gênero, equidade social e mudanças climáticas, historicamente, quando ocorrem desastres induzidos pela mudança do clima, a vida e os meios de subsistência de mulheres e meninas são afetados desproporcionalmente. Isso se deve à falta de informação, mobilidade, tomada de decisões e acesso a recursos e treinamento, bem como normas e barreiras culturais baseadas em gênero.

Não é tarde demais: ação climática para mulheres, por mulheres!

O Dia Internacional da Mulher será comemorado virtualmente, com um evento que reunirá vozes poderosas da Organização das Nações Unidas (ONU), ativistas, representantes governamentais e especialistas de todo o mundo para discutir as contribuições de mulheres e meninas para a igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável.

A ONU Mulher fará o painel “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”
Data: 08/03/2022, 10:00 AM to 11:30 AM (EST)

A Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) promoverá o painel “Igualdade de gênero na saúde: usando evidências, construindo resiliência e transformando os cuidados de saúde em direção à sustentabilidade”.
Data: 08/03/2022, 1:30 p.m. (EST)

No Brasil, a Secretaria da Mulher, da Câmara dos Deputados, promove, de 7 a 31 de março, a campanha Março Mulher, com o tema “90 Anos do Voto Feminino no Brasil: Mais Mulheres na Política”. A programação inclui exposição, debates, convenção, homenagens e eventos.

O objetivo é celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, além de debater e conscientizar a população em geral sobre as desigualdades de gênero.

As ações são desenvolvidas pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e com parceiros institucionais externos.

Prefeituras, Organizações não Governamentais e outras instituições também promovem eventos alusivos à data.


Fontes
:

Câmara dos Deputados
Pan American Health Organization
United Nations Women