INFECÇÃO HOSPITALAR


CAUSAS DE MORTE

014
TURRINI, Ruth N. T.; SANTO, Augusto H. Infecção hospitalar e causas múltiplas de morte. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 78, n. 6, p. 485-90, nov./dez. 2002. Disponível em Scielo

Este estudo se propôs a avaliar a possibilidade de se obter informações de infecção hospitalar por meio da declaração de óbito, concluindo que a qualidade de preenchimento dos atestados de óbito não permite utilizar as declarações de óbito como fonte de dados de infecção hospitalar, a não ser que haja capacitação dos profissionais médicos para identificar e registrar as infecções hospitalares no prontuário, bem como preencher os atestados adequadamente.

DESINFECÇÃO; ÁLCOOL

015
SANTOS, Adélia Aparecida Marçal dos et al. Importância do álcool no controle de infecções em serviços de saúde. Revista de Administração em Saúde, São Paulo, v. 4, n. 16, p. 7-14, jul./set. 2002. (Texto completo indisponível).

A atenção à saúde é constantemente desafiada por infecções relacionadas aos procedimentos assistenciais, que resultam em aumento na gravidade das doenças, no tempo de internação, na mortalidade e nos custos. O álcool possui propriedades microbicidas reconhecidamente eficazes para eliminar os germes mais freqüentemente envolvidos nestas infecções.