Medicamentos: conheça o lugar onde tudo começa


 

Até chegar aos consumidores, os medicamentos percorrem um longo caminho, que vai das pesquisas iniciais até a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, finalmente, a venda nas farmácias.

A elaboração de substâncias químicas para o desenvolvimento de novos remédios tem início em espaços como o Laboratório de Síntese Orgânica Aplicada (Labsoa), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

Dedicado à pesquisa básica, o Labsoa atua em colaboração com laboratórios de instituições científicas e de universidades de todo o Brasil. Sua missão é desenvolver moléculas utilizadas na fabricação de medicamentos.

Unidades como o Labsoa são fundamentais para o tratamento de doenças negligenciadas, como a dengue, uma vez que a produção de remédios destinados a combater esses males, comuns em países de baixa renda, não atraem os grandes conglomerados farmacêuticos internacionais.

Assista ao vídeo e se surpreenda com as pesquisas de excelência que o Labsoa vem realizando com objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos os brasileiros!


Fonte
:

Boletim da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)