O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (SGTES) lançou nesta segunda-feira (11/07) o Edital nº 6, de 8 de julho de 2022, que trata da seleção de preceptores que atuam em Programas de Residência Médica ou Residência em Área Profissional da Saúde, para adesão ao Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional de Preceptores para Integração Ensino e Serviço nos Territórios de Saúde.
O objetivo é contribuir para a formação de especialistas pautada no ensino-serviço-comunidade, por meio da oferta do Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional de Preceptores para Integração Ensino e Serviço nos Territórios de Saúde na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
O curso de aperfeiçoamento será ofertado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz Brasília, Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) e a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).
As inscrições estarão abertas a partir das 9 horas do dia 14 de julho de 2022, até às 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 24 de julho de 2022 e deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no Portal Unasus. Para acesso ao formulário de inscrição o candidato deverá, obrigatoriamente, fazer seu cadastro no Acesso Unasus (criação de login e senha).
Serão ofertadas 2.800 vagas para a realização do curso, observada a distribuição proporcional no território nacional. O profissional selecionado, que atender a todas as exigências estabelecidas neste Edital, fará jus ao recebimento mensal de um incentivo financeiro, pelo período máximo de seis meses.
O Aperfeiçoamento Multiprofissional será composto por nove áreas temáticas: Fundamentos do SUS; Gestão em Saúde; Atenção à Saúde; Promoção em Saúde; Valores Profissionais; Educação; Abordagem Familiar; Comunicação e Trabalho em Equipe.
Serão ofertados 22 micro cursos, distribuídos nas áreas temáticas supracitadas, computando carga horária mínima de 180 horas e carga horária máxima de 250 horas a ser cumprida no prazo de seis meses.
Para acessar o edital e conhecer as regras, clique aqui.
Fonte: