“Nossas vozes, nossas ações, nossa demanda: defender a saúde e os direitos das mulheres, agora!” : 28/5 – Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher


 

28 de maio é o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, data comemorada há mais de 30 anos por defensores e aliados do movimento por saúde e direitos sexuais e reprodutivos (DSR) das mulheres, em todo o mundo.

Neste ano, a campanha destaca a ideia de que um ataque aos DSR, em qualquer lugar, é como atacar todos os direitos, em todos os lugares. Portanto, abordar essas questões críticas requer esforços coordenados globalmente, colaboração multissetorial e interseccional e busca de responsabilidades em escala global.

O Dia é, também, um momento para celebrar e encorajar as duras conquistas em saúde e DSR conseguidas pelos movimentos sociais.

Ataques e retrocessos não serão impedimentos – ao contrário, alimentarão a mobilização de forma solidária às mulheres, meninas e aliados, seja na celebração das vitórias, seja na luta contínua para alcançar saúde, direitos sexuais e reprodutivos e justiça para todas.

Agora, em um momento em que os direitos humanos das mulheres, e particularmente os direitos sexuais e reprodutivos, continuam a ser sistematicamente violados em todo o mundo, a mobilização dentro e fora das comunidades continua sendo essencial, a fim de resistir a qualquer retrocesso e promover a justiça sexual e reprodutiva para todas.

Como o contexto geopolítico global ameaça se tornar cada vez mais regressivo, é mais importante do que nunca denunciar qualquer tentativa de restringir os direitos das mulheres, incluindo os direitos humanos, de decidir livremente sobre todos os aspectos dos corpos, sexualidades e vidas, livres da coerção, da discriminação e da violência.

O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, ocorrido em 1984, na Holanda. A partir dessa data, o tema ganhou maior interesse e no V Encontro Internacional Mulher e Saúde, realizado em São José da Costa Rica, em 1987, a Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e do Caribe – RSMLAC, propôs que, a cada ano, no dia 28 de maio, uma temática nortearia ações políticas que visassem prevenir mortes maternas evitáveis.

A campanha tem como objetivos, ainda, defender e avançar para o reconhecimento dos conceitos de sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos em nível nacional, regional e internacional.

 

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde. Localizador de Informação em Saúde
International Day of Action for Women’s Health
Women’s Global Networks for Reproductive Rights (WGNRR)